Guia da Semana

Foto: Stck.Xchng

Uma voltinha no shopping ou aquele show super aguardado. Não importa a ocasião, o modelito tem que estar impecável pra não fazer feio na frente da galera. Apesar da insistência da sua mãe para você usar aquele vestido florido e acinturado que ela comprou no último Natal, você só decide com que roupa vai após consultar, uma por uma, as suas amigas. Depois de muitos telefonemas e de todas elas estarem com a mesma dúvida, vocês chegam a uma solução: vão todas de minissaia jeans, all star, e camiseta preta!

Combinar a roupa, o penteado e até mesmo a cor do batom é muito comum entre as adolescentes. Se a intenção é chamar a atenção, essa tática é infalível, basta ver o sucesso das garotas do Pussycat Dolls, todas com cabelão e sempre com a barriga de fora. Por outro lado, a repercussão nem sempre é positiva. Quem já não ouviu e já não disse a frase "Parece um par de vasos!", uma clássica alfinetada no visual de duas amigas?

Joyce Nobre é daquelas que não economiza na conta de telefone quando o assunto é escolher a roupa para sair: "Quando vou a festas, shows ou shopping, sempre ligo para minhas amigas para perguntar se elas vão de calça, de saia, o estilo de blusa".

Esse comportamento pode até ser considerado brega por alguns, mas é típico da idade, como explica a psicóloga Maria Laura Gomes: "Durante a adolescência, fazer parte de um grupo é fundamental e a maneira de se vestir é uma forma de identificação".

Joyce combina com as amigas
Sem falar que ninguém gosta de se sentir um peixe fora d´água. Se você combina um cinema com as amigas e todas aparecem de jeans e moletom, você vai querer abrir um buraco no chão para enterrar seu salto plataforma e sua blusa de renda. Joyce tem 19 anos e não sente vergonha de dizer que até hoje consulta as amigas antes de sair de casa: "Somos quatro amigas, estudamos juntas desde a sétima serie. Nunca achamos que fosse brega, porque todas as meninas que saem juntas, normalmente, fazem isso. É mais uma questão de todas saírem bonitas, pra não ficar tão diferente uma da outra".

Ir para um lugar desconhecido e não saber qual é o público que o freqüenta são fatores que também contribuem para a insegurança na hora de compôr o look. "A turma de amigas funciona como uma proteção, as adolescentes deixam de ser indivíduos, são um grupo", esclarece a psicóloga.

Além de não correr o risco de errar sozinha no visual, a consultoria das amigas também pode ser muito divertida. Quem nunca reuniu seu grupinho em casa para se arrumar antes de algum grande evento (às vezes nem tão grande assim)? As meninas levam tudo o que pode ser útil: roupas, sapatos, acessórios, maquiagem... São horas e horas diante do espelho! No final, uma sai com a peça da outra, o único problema é se quem pegou emprestado fizer mais sucesso que a dona!

Atualizado em 6 Set 2011.