Guia da Semana

Foto: Divulgação


Quem não conhece Parasite Eve e Parasite Eve 2, não sabe o que está perdendo. Lançados para o Playstation nos anos de 1998 e 1999, ambos foram protagonizados por Aya Brea, uma agente especial com superpoderes, que tinha o objetivo de destruir as criaturas que sofriam mutações por causa das mitocôndrias e salvar o mundo. Os games traziam uma mistura de survival horror e RPG, onde era possível usar diversas armas e também magias, que evoluíam nível após nível. Depois de muito pensar que a franquia já estava morta, surge o pronunciamento da Square Enix, a produtora do game que anunciou, depois de dez anos do lançamento do último título, a sua continuação, para a surpresa dos fãs da série. A plataforma escolhida foi o PSP ( Playstation Portable) e, após dois anos de espera e de muita especulação, o game foi lançado no último dia 29 de março.

A história se passa na cidade de Nova Iorque, quando criaturas desconhecidas aparecem de repente no planeta e começam a se multiplicar. Seu principal alimento são seres humanos, mas, com a escassez de "mantimentos" em sua época, eles, de alguma forma, viajam no tempo e chegam ao presente. As criaturas são chamados de twisted por causa da sua forma espiral. Para detê-los, o governo cria uma equipe especial e, para fazer parte dela, o governo chama Aya Brea, que será mais uma vez a protagonista do jogo.

Na pele da agente, você poderá usar uma incrível gama de armas e de explosivos e, durante as missões, será possível fazer upgrades nos armamentos. Além disso, haverá alguns soldados com armas diferentes, que mais tarde estarão disponíveis para a compra.

A principal novidade em relação aos outros games é que Aya poderá temporariamente trocar de corpo com os militares e com os civis. Isso será muito útil, principalmente para derrotar alguns chefes e conseguir itens exclusivíssimos. E, por falar em estar na pele de outra pessoa, no game será possível trocar de roupa. Há muitas opções, dentre elas o uniforme de lightning de Final Fantasy 13. O interessante é que, durante os combates, a roupa vai rasgando, o que indica a quantidade de energia que você ainda tem. As vestimentas - inteiras ou rasgadas - exploraram um pouco a sensualidade da personagem.

Do mesmo modo que nos títulos anteriores, o RPG é muito forte. Será possível adquirir pontos, experiências e bounty points. Os dois primeiros são adquiridos quando se destrói os inimigos e servem para passar de fase. Isso deixará a personagem mais forte para fazer frente aos inimigos maiores. Já os bounty points servem para dar os upgrades nas armas. Ambos serão de extrema necessidade: então destrua a maior quantidades de monstros possíveis.

Para quem gosta de um título com demasiada ação e com elementos de RPG, Parasite Eve 3rd birthday é um prato cheio. O game mostra toda a potência que o PSP possui, com cenas de extrema qualidade que deixarão qualquer um de queixo caído. O jogo é uma ótima pedida, principalmente para quem ama o estilo survival horror, e não aguenta esperar pelos novos títulos de Resident Evil e Silent Hill. Então, Parasite Evil poderá saciar sua vontade: o jogo está totalmente recomendado!

Leia as colunas anteriores de Renan Rubio:

Pokémon Black & White

Silent Hill: Downpour

Marvel vs Capcom 3

Quem é o colunista: Uma pessoa que leva games a sério.

O que faz: Programador de Jogos Digitais.

Pecado gastronômico: Pizza. Só paro de comer quando não aguento mais.

Melhor lugar do mundo: Igreja.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: Eclético, mas escuto, principalmente, gospel.

Fale com ele: [email protected], siga seu Twitter ou seu blog.



Atualizado em 6 Set 2011.