Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu

O bebê nasceu. Mamãe, papai, possivelmente vovó, tias, babás, enfim, uma multidão já está na sua casa para ajudá-los a transpor esse momento novo nas suas vidas. Passam horas, dias, uma semana. As visitas já não são mais tão constantes. A casa já se torna um pouco monótona e... Será que já não dá para sair com o bebê de casa?

Durante a primeira consulta pediátrica (entre sete e 15 dias de vida), essa é uma das perguntas mais comuns. Desde o início da gestação até o parto, o corpo e a mente da gestante passam por muitas transformações. Aos poucos, essas mudanças são incorporadas (algumas com mais dificuldade, como o ganho de peso e a mudança corporal, por exemplo) e entram na rotina do dia-a-dia da futura mamãe.

Após o parto, mais e mais alterações se fazem sentir na dinâmica, na disposição, nos hábitos alimentares, nos períodos de sono. Para que todas essas novidades sejam incorporadas sem causar transtornos, é necessário um tempo de adaptação, pois o bebê, que passou nove meses "sem sair de casa", alimentando-se e respirando através do cordão umbilical (tipo delivery mesmo), viveu dentro da água, ouvindo os batimentos cardíacos, a respiração e os ruídos do sistema digestório da mamãe.

De repente, seu chão e suas paredes são retirados. Ele tem de aprender a respirar e a se alimentar por conta própria, urinar, evacuar e isso tudo sem enxergar, nem entender o que está acontecendo. Assim, é importantíssimo um período de adaptação (que se estabelece em pelo menos um mês, mesmo sendo variável de caso para caso) da mãe, do bebê e desse novo vínculo para que um se acostume com o outro, e para que ambos se habituem a essas mudanças.

Existe diferença entre sair ao ar livre e ir a lugares fechados?

Shopping? Parque? Casa da vovó? A primeira saída real do bebê deveria ser para o consultório do pediatra - entre 7 e 10 dias de vida. Antes disso, não há razão para o bebê sair de casa.

Nessa consulta, todas as dúvidas e as dificuldades podem ser sanadas. Até a resposta para as perguntas, como "Quando posso sair com o bebê de casa para um passeio?" ou "Onde eu posso levá-lo?". Isso vai depender da avaliação de cada caso em especial. Se tudo estiver correndo bem, sem nenhum problema com a mamãe, com o papai ou com o bebê, pode-se programar essa saída.

Como o bebê está habituado a um ambiente mais tranquilo (e é assim que deve ser mesmo), o seu primeiro passeio deve ser curto, perto de casa, para um local calmo, com muito cuidado com o clima, sem que ele seja exposto a muitos estímulos (ambientais, sonoros etc).

O recém-nascido pode captar toda a agitação do ambiente e manifestar seu descontentamento, por meio de sintomas relacionados ao sono, cólicas, irritabilidade, por exemplo. Cada caso será orientado pelo pediatra, da forma mais apropriada e individualizada, levando em conta as características do bebê e de sua família.

Muitas vezes, uma saída rápida, no próprio prédio ou no quintal da casa, fora do horário da mamada, com o carrinho, para que ambos (mãe e bebê) possam respirar um pouco do ar de fora e ver (mais a mãe) outras "paisagens" pode ser bem reconfortante. Aos poucos, a duração e a distância da saída podem ser aumentados, sempre dentro de um conforto e de uma segurança fundamental a essa fase das suas vidas.

Leia as colunas anteriores do Dr. Moisés Chencinski:

Não é fácil

Atualizado em 1 Dez 2011.