Guia da Semana

Nos momentos de folga, nos fins de semana, feriados e férias, em vez de ir ao shopping, por que não procurar uma área verde? Pensando nisso, o Guia da Semana separou alguns parques de São Paulo ideais para levar as crianças, passear, se exercitar ou descansar fazendo um bom piquenique.

+ Saiba quais são os melhores dias para ir aos museus
+ Confira a programação grátis de São Paulo

Parque da Água Branca

Localizado na Zona Oeste, perto do metrô Barra Funda, o parque possui galos e galinhas soltos, além de área para aulas de equitação. Também possui parque da leitura, aquário e playground infantil. Nas manhãs de terça, sábado e domingo, acontece a feira de produtos orgânicos.

Avenida Professor Francisco Matarazzo, 455 - (11) 3865-4131 Leia mais

Parque Villa-Lobos

Além de quadras de tênis e poliesportivas, conta com ciclovia e pistas de cooper. Muitas pessoas também costumam andar de bike, patins e skate.
Há duas atividades que enfatizam a importância do verde: os pequenos têm aulas de educação ambiental e podem fazer caminhadas enquanto aprendem sobre as principais espécies de flora presentes no local.

Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - (11) 3023-0316 Leia mais

Jardim Zoológico

No parque fica a nascente do riacho do Ypiranga, cujas águas formam um lago que possui aves de várias espécies, além de aves migratórias. Assim como o lago, a mata abriga animais nativos de vida livre. Há mais de 3.200 animais, representando 102 espécies de mamíferos, 216 espécies de aves, 95 espécies de répteis, 15 espécies de anfíbios e 16 espécies de invertebrados, em recintos e terrários amplos e semelhantes ao habitat natural.

Avenida Miguel Stefano, 4241 - (11) 5073-0811 Leia mais

Parque do Ibirapuera

O mais conhecido e frequentado parque de São Paulo possui várias atrações, como o Museu de Arte Moderna, o pavilhão da Bienal e o viveiro Manequinho Lopes. Além disso, há áreas para atividade física, patins, skate e afins, ciclovia, três quadras poliesportivas, quatro quadras para basquete e playground. Também é possível levar o cachorro para passear.

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n° - (11) 5574-5505 Leia mais

Parque Alfredo Volpi

Ideal para as crianças pequenas: não permite bicicletas, skates e patins, mas possui lagos com patos, playground e mesas para piqueniques. É possível conferir trechos da Mata Atlântica ainda preservados dentro da cidade.

Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 - (11) 3031-7052 Leia mais

Parque Burle Marx

O parque foi idealizado pelo paisagista Roberto Burle Marx. É uma ótima opção de passeio para as crianças, já que somente bicicletas infantis podem circular por ali. O local possui um conjunto de esculturas ao ar livre, um lago e uma área preservada de mata nativa, onde circulam saguis e outros animais silvestres.

Rua Dona Helena Pereira de Morais, 200 - (11) 3746-7631 Leia mais

Parque Cidade de Toronto

Localizado próximo à marginal Tietê e à rodovia dos Bandeirantes, o parque foi criado a partir de um convênio com a cidade de Toronto.
Além do visual, composto de um lago e de diversas pontes, possui também um playground de brinquedos típicos canadenses.

Avenida Cardeal Mota, 84 - (11) 3834-2176 Leia mais

Horto Florestal

Este é para a família inteira. Oferece muitos atrativos em seu amplo espaço de 174 hectares, como pistas de cooper, trilhas, campos de futebol e áreas para piquenique.

Rua do Horto, 931 - (11) 2231-8555 Leia mais

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 25 Set 2014.