Guia da Semana

Passeios ao ar livre para fazer com as crianças em São Paulo

Nos feriados e fins de semana, saia com as crianças para se exercitar

Nos momentos de folga, nos fins de semana, feriados e férias, em vez de ir ao shopping, por que não procurar uma área verde? Pensando nisso, o Guia da Semana separou alguns parques de São Paulo ideais para levar as crianças, passear, se exercitar ou descansar fazendo um bom piquenique. 

+ Saiba quais são os melhores dias para ir aos museus
Confira a programação grátis de São Paulo

 

Parque da Água Branca

Localizado na Zona Oeste, perto do metrô Barra Funda, o parque possui galos e galinhas soltos, além de área para aulas de equitação. Também possui parque da leitura, aquário e playground infantil. Nas manhãs de terça, sábado e domingo, acontece a feira de produtos orgânicos.

Parque Villa-Lobos

Além de quadras de tênis e poliesportivas, conta com ciclovia e pistas de cooper. Muitas pessoas também costumam andar de bike, patins e skate.
Há duas atividades que enfatizam a importância do verde: os pequenos têm aulas de educação ambiental e podem fazer caminhadas enquanto aprendem sobre as principais espécies de flora presentes no local.

Jardim Zoológico

No parque fica a nascente do riacho do Ypiranga, cujas águas formam um lago que possui aves de várias espécies, além de aves migratórias. Assim como o lago, a mata abriga animais nativos de vida livre. Há mais de 3.200 animais, representando 102 espécies de mamíferos, 216 espécies de aves, 95 espécies de répteis, 15 espécies de anfíbios e 16 espécies de invertebrados, em recintos e terrários amplos e semelhantes ao habitat natural.

Parque do Ibirapuera

O mais conhecido e frequentado parque de São Paulo possui várias atrações, como o Museu de Arte Moderna, o pavilhão da Bienal e o viveiro Manequinho Lopes. Além disso, há áreas para atividade física, patins, skate e afins, ciclovia, três quadras poliesportivas, quatro quadras para basquete e playground. Também é possível levar o cachorro para passear.

Parque Alfredo Volpi

Ideal para as crianças pequenas: não permite bicicletas, skates e patins, mas possui lagos com patos, playground e mesas para piqueniques. É possível conferir trechos da Mata Atlântica ainda preservados dentro da cidade.

Parque Burle Marx

O parque foi idealizado pelo paisagista Roberto Burle Marx. É uma ótima opção de passeio para as crianças, já que somente bicicletas infantis podem circular por ali. O local possui um conjunto de esculturas ao ar livre, um lago e uma área preservada de mata nativa, onde circulam saguis e outros animais silvestres.

Parque Cidade de Toronto

Localizado próximo à marginal Tietê e à rodovia dos Bandeirantes, o parque foi criado a partir de um convênio com a cidade de Toronto.
Além do visual, composto de um lago e de diversas pontes, possui também um playground de brinquedos típicos canadenses.

Horto Florestal

Este é para a família inteira. Oferece muitos atrativos em seu amplo espaço de 174 hectares, como pistas de cooper, trilhas, campos de futebol e áreas para piquenique.

Atualizado em 25 Set 2014.

Por Rafaela Piccin
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte