Guia da Semana

Pelos olhos dos bebês

Você acha que seu filho consegue te ver assim que cai nos seus braços? Nada disso, saiba quanto tempo os bebês demoram para enxergar.

Montagem mostra a o modo como o bebê enxerga

Ao nascer, a visão da criança ainda está em formação e o cérebro está "aprendendo a enxergar", por isso, desde cedo o bebê deve ser acompanhado por médicos, assim, alguns problemas podem ser prevenidos ou controlados.

Gestação

Entre o sexto e o sétimo mês, as pálpebras ganham movimento. Dentro do útero, o bebê já consegue perceber a luz. A gestante precisa tomar alguns cuidados, já que a formação do neném pode ser afetada pelo estado de saúde da mãe.

Um grande problema é a deficiência de vitamina A (DVA), que interfere na formação das células do feto. É a maior causa prevenível de cegueira em crianças. Rubéola e toxoplasmose também causam má-formação no bebê. Apesar de a toxoplasmose afetar 1/3 das gestações onde a mãe tem a doença ativa, a rubéola é a maior responsável por cegueira em recém-nascidos.

Nascimento

Se a gestação não apresentou problemas, o bebê enxerga aquilo que está entre 15 e 40cm, mas não consegue ver formas, apenas vultos sem detalhes ou profundidade. Somente enxerga algumas cores, para ele o mundo é feito apenas de tons fortes. Já nesta fase, para evitar problemas, é necessário fazer a limpeza dos olhinhos com uma gaze úmida e movimentos suaves.

Caso o bebê seja prematuro, as chances de ter problemas de visão são maiores, por isso, já na UTI é necessário realizar exames entre quatro e seis semanas de vida. Cerca de 30% dos prematuros sofrem de retinopatia da prematuridade, sendo que, destes, 8% ficam cegos. O problema acontece pela falta de irrigação sangüínea na retina e também pode causar hipermetropia.

Ao lado da retinopatia, o glaucoma congênito é a maior causa de cegueira entre as crianças do Brasil. Para identificar é simples, alguns indícios sinalizam o glaucoma, por exemplo, crianças que nascem com olhos muito grandes ou embaçados, não suportam a luz e lacrimejam muito. Assim que os pais perceberem estes sintomas, devem procurar imediatamente um oftalmologista.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, as maternidades são obrigadas a realizar o exame do reflexo vermelho, que afasta doenças como glaucoma e catarata congênita, problema que afeta um a cada 250 bebês. No Brasil, a catarata infantil causa de 5,5 a 12% dos casos de cegueira infantil.

Recém-nascido a 6 meses

O desenvolvimento da criança depende de treino e amadurecimento neurológico, portanto, a estimulação é muito importante. Apesar de usar o olhar para se comunicar, com dois meses de idade, os bebês não conseguem distinguir os objetos ou seres que o cercam. Identificam suas mães apenas através do cheiro, do tato e da voz.

Aos três meses, os bebês não conseguem coordenar o alinhamento dos olhos, os músculos que fazem esta função ainda não se desenvolveram. Até os seis meses, as conexões da retina atingem a maturidade. Então, ele consegue ver dimensões, profundidade e cria noção do espaço. Aliás, durante o primeiro semestre de vida, os olhos do bebê podem mudar de cor.

1 a 2 anos

O pequenino já consegue identificar sua imagem no espelho e começa a se perceber igual aos outros, nesta fase enxerga exatamente como um adulto, mas o desenvolvimento neurológico só vai estar completo por volta dos seis ou oito anos de idade.

Durante toda a vida, tomar sol é fundamental para o desenvolvimento dos ossos, mas proteger os olhos dos pequenos é fundamental. Os banhos de sol devem ser feitos por apenas 20 minutos entre 8h e 9h ou depois das 16h. Caso o bebê se exponha ao sol fora deste horário, seus olhos devem ser protegidos com chapéu ou uma fralda limpa.


Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte