Guia da Semana

Arte: Fernando Kazuo


Quem nunca ficou em dúvida na hora de comprar um game portátil que atire a primeira pedra! Exceto para os gamemanícos que, junto com seu tipo sanguíneo já nascem com uma marca favorita - e nunca o abandonam - muitas dúvidas pairam nas cabeças dos simples mortais quando decidem adquirir aquele console de mão que serve de companhia para onde quer que vá. Desde o surgimento do Game Boy, em 1989, esse tipo de aparelho que roda jogos eletrônicos se popularizou pelo mundo inteiro e até hoje oferece entretenimento, diversão e, principalmente, mobilidade.

Para ajudar na escolha, selecionamos atualmente os dois melhores do mercado - Nintendo DS e PSP - com vantagens e desvantagens que cada um apresenta. De quebra, você ainda vê os principais jogos da plataforma. Oriente-se!

Console

O Nintendo DS ( Dual Screen) possui um design abre e fecha (similar ao Game Boy Advance), apresenta duas telas, aproveitando a inferior que age com o sistema touch screen para criar jogos inovadores e intuitivos. O aparelho possui gráficos semelhantes ao Nintendo 64, conexão sem-fio via Wireless local ou pelo Nintendo Wi-Fi Connection - que permite batalhas multiplayer pela internet com jogadores de todo o mundo. Além disso, conta com o flashcard, onde é possível rodar mp3, vídeos, programas como MSN, ebook, Word e jogos.

Foto: divulgação

Fight Night: Round 3, para console PSP

Já o PSP ( Playstation Portable) é a versão portátil do console da Sony. O gráfico é semelhante ao do Playstation 2 e o destaque vai para a sua tela widescreen com alta luminosidade e definição. Seguindo a família Sony, acumula além das funções de jogos, leitor de áudio, vídeo, acesso a internet através da rede Wi-Fi. A empresa aposta na ponte com o Play 3, no fato de servir de suporte a alguns jogos do Play 2 e no mérito do cliente poder acessar a loja virtual para fazer downloads.

Emulador

Item fundamental para um portátil, quando maior é a capacidade do console de emular outros sistemas, melhor o leque de opções para se divertir. Nesse quesito, o PSP leva vantagem por rodar jogos baixados através da rede da Sony e 'rodar' jogos de consolos pré-Playstation (Arcade, Mega Drive, Master System, Super Nintendo, Game Boy Advance, Atari, NeoGeo, entre outros). O Nintendo DS até consegue emular alguns sistemas, mas com qualidade, somente o NES, Master System e Game Boy Advance.

Jogabilidade

Foto: divulgação

Game Kirby: Canvas Curse, para Nintendo DS

Como aspecto positivo, o Nintendo DS conta com a caneta stilus para usar na tela touch screen. Um dos aspectos negativos é a dificuldade para segurar o aparelho; o outro é que, em determinados jogos, a caneta vira uma dependência que impossibilita a diversão sem o seu uso. O PSP decepciona com o desconforto na hora de segurar o aparelho, além de ter o botão analógico e digital, que dificulta a jogabilidade.

Dimensões, baterias e aplicativos

Aqui, quanto menor, melhor! Assim, o Nintendo DS leva vantagem em relação ao tamanho para as primeiras versões do PSP, por ser mais discreto, pode passar facilmente como uma carteira normal. O modelo da Sony tem maiores dimensões e não pode ser enfiado em qualquer bolso. O quesito bateria acompanha. Enquanto o DS oferece de 8 a 10 horas de diversão no brilho alto, o PSP chega apenas à metade disso, com um nível de brilho mediano. Caso fique muito tempo longe da tomada, a dica é você optar pelo portátil da Nintendo ou adquirir uma bateria sobressalente de PSP.

Apesar de poder visualizar no DS vídeos, ler textos, ver imagens, fotos ou ouvir músicas, a dificuldade de converter arquivos em softwares específicos e a falta de compatibilidade de visualização na tela oferecem mais dor de cabeça do que diversão para quem quer usar esses aplicativos. Fora isso, o console tira fotos com uma resolução VGA (0,4 megapixel), inferior a muitos celulares de hoje em dia. No PSP a conversão é menos trabalhosa e o resultado é bem superior ao concorrente. Se você quiser, dá até para ver aquela série favorita enquanto está em um ônibus coletivo.

Como você viu, não existe o portátil perfeito. Mas agora que mostramos as características de cada um, escolha o ideal para você, - se não puder ter os dois - compre seus jogos favoritos e comece a batalha!

Arte: Fernando Kazuo




Preço:

Playstation Portátil: em média R$ 900,00

Nintendo DS: em média R$ 850,00

Atualizado em 6 Set 2011.