Guia da Semana



Data de Nascimento:
19/03/83
Signo:
Gêmeos
Local de Nascimento:
Wilton, Connecticut
BIOGRAFIA
A partir da quarta série da escola, Paul Franklin Dano já tinha certeza sobre o que fazer no futuro. Mesmo jovem, descobriu uma atividade capaz de deixá-lo extasiado pela tamanha diversidade presente, o universo relacionado a interpretação passou a ser sua maior paixão. Junto com a irmã menor, viveu e cresceu na cidade de Wilton, Connecticut, e, durante o ensino médio, foi convidado a participar profissionalmente em alguns espetáculos da Broadway. Após a conclusão dos estudos, continuou a seguir seu sonho.

Sua primeira aparição na televisão foi como convidado especial em Smart Guy, seriado americano de grande repercussão. Sua facilidade em incorporar e agir conforme determinado papel o destacou dos demais companheiros de profissão, o reconhecimento trouxe muitas outras oportunidades para sua carreira. A estréia no cinema ocorreu no filme independente L.I.E, dirigido por Michael Cuesta, que mostra ao público um garoto forçado a conduzir sua vida sem regras e por conta própria. O trabalho lhe rendeu no Festival de Cinema de Sundance 2001 o prêmio de Melhor Desempenho de Estréia.

Mesmo com todo o esforço realizado para ascender no meio artístico, com participação na superprodução realizada pelo canal HBO Os Sopranos, na qual encarna o amigo de Anthony John Soprano, Patrick Whalen, ou em Show de Vizinha, no qual interpreta um garoto tímido e inexperiente em relação às mulheres, somente alcançou a fama quando participou de Pequena Miss Sunshine, podendo finalmente revelar seus dotes artísticos ao mundo na pele de Dwayne, um adolescente fanático por Nietzsche que resolveu fazer voto de silêncio até ingressar na Academia da Força Aérea. Após a produção cinematográfica e as boas críticas arrecadadas com a obra, passou a ser cotado para diversos outros trabalhos, entre eles o aclamado Sangue Negro. O ator, prestigiado pela mídia, está envolvido em diversos projetos dentro do cinema independente e na adaptação da história infantil Where the Wild Things Are, escrito por Maurice Sendak e dirido por Spike Jonze.

Fotos: http://pauldano.fan-sites.org
FOTOS

CURIOSIDADES
? Em Sangue Negro, o diretor mudou o roteiro para que os dois personagens irmãos, Paul Sunday e Eli Sunday, fossem gêmeos idênticos para que Paul Dano interpretasse ambos.
? Em 2001 recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Estocolmo por L.I.E.
? Guitarrista e vocalista da banda Cherry Revision.

TRABALHOS
Filmes:
  • Sangue Negro (Paul Thomas Anderson), 2007;
  • Pequena Miss Sunshine (Jonathan Dayton), 2006;
  • The King (James Marsh), 2006;
  • O Clube do Imperador (Michael Hoffman), 2002;
  • L.I.E. (Michael Cuesta), 2001.



  • Atualizado em 6 Set 2011.