Guia da Semana

Pet Model

Fotógrafos criam books e linhas de produtos a partir de ensaios artísticos com bichinhos de estimação




O amor pelo seu cãozinho ou gatinho agora pode virar retratos estilizados em books, chaveiros, jogos de mesa, relógio de parede, imã de geladeira e até mesmo em estampas de tecidos para guarda-chuvas. Tal trabalho é desempenhado por fotógrafos especializados em tirar fotos artísticas dos bichinhos, cobrando uma média entre 300 e 800 reais por ensaio, os quais, por sua vez, demoram cerca de 20 a 30 minutos para serem concluídos.

A tarefa não é tão simples assim. Segundo o fotógrafo Christian Agabiti, do estúdio Pegadas da Fama, o grande segredo para se conseguir boas imagens é ser capaz de capturar a atenção do bicho e, principalmente, ser rápido. "Tem que chamá-los geralmente com ruídos, sons com a boca, barulhos com apito. Isto lhes chama a atenção para a câmera para fazermos o clique. Um animal tem entre 15 e 20 minutos para ser fotografado, depois ele fica estressado e perde o interesse", explica.

 



Agabiti conta que começou a se aventurar no setor após assistir filmes com animais. Daí, após uma mal-sucedida tentativa de criar uma agência, ele teve a oportunidade de trabalhar, em 2003, em um pet shop. O fotógrafo conta que, na época, eram cerca de 30 trabalhos do tipo por mês. Hoje, tendo mudado seu foco para áreas como moda, eventos e arquitetura, diminuíram-se tais ensaios para uma média de um a dois serviços mensais.

Segundo ele, a procura se dá principalmente por pessoas querendo tornar seus bichinhos de estimação famosos ou simplesmente ter uma recordação. Os cliques podem acontecer tanto em seu estúdio, localizado no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, ou na casa dos clientes. De quebra, o cliente ainda tem a opção de escolher o uso de roupinhas e acessórios para o ensaio, entregue em CD ou book em até 5 dias úteis.


Referência na área, o argentino Lionel Falcón resolveu especializar-se em 2001 ao saber da expansão do mercado de produtos e serviços para animais de estimação. Um ano depois, ele veio ao Brasil e montou seu estúdio no Pet Center Marginal, em São Paulo.  "Morei no Brasil na década de 70 e tinha muitos amigos aqui que me passavam informações a respeito do crescimento do mercado pet" explica o fotógrafo, que já clicou diversas celebridades brasileiras e seus cães, entre elas, Adriane Galisteu, Clodovil, Mari Alexandre, Ronnie Von, Moacyr Franco e Luisa Mel.

Lionel também conta com uma linha de produtos que incluem mouse-pads, chaveiros, imãs, jogo americano, relógios, canecas e agendas, a maioria de fabricação artesanal. "O sucesso de imagens de cães e gatos na embalagem dos produtos foi muito positivo, o que alavancou ainda mais meu trabalho dentro e fora do mercado pet. Me sinto honrado em fazer esse trabalho porque é uma maneira de perceber o amor que os donos têm por seus animais", diz o argentino, que ministra workshops onde ensina truques de como interagir com o pet através da fotografia, dando dicas essenciais de pré-produção, iluminação e composição.

Fotos: Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte