Guia da Semana

Política para baixinhos

As crianças agora também podem aprender e falar sobre política. O projeto Plenarinho da Câmara dos Deputados permite que assuntos como democracia e cidadania sejam abordados pelos pequenos.

Por Andréia Meneguete


Mesmo com o final das eleições, o assunto política sempre continua em pauta. E não somente para os adultos mais interessados, mas, também, para os pequenos mais engajados e preocupados com as questões sociais. Foi pensando neste público mirim que a Câmara dos Deputados criou o projeto Plenarinho em agosto de 2004, um meio de interação e comunicação entre os pequenos, pais, educadores e políticos. Tudo acontece por meio do portal que explica aos baixinhos todas as informações sobre o Poder Legislativo, como elaboração de leis, atuação parlamentar, democracia e organização do Estado. De acordo com a coordenadora do projeto, Raquel Melo todo o conteúdo é produzido de forma lúdica para que as crianças consigam entender bem os assuntos explanados. "A Turma do Plenarinho é composta por sete simpáticos personagens que ajudam os pequenos a desenvolver um pensamento crítico sobre política e se tornem cidadãos de verdade", explica.

Cerca de 10 mil crianças estão cadastradas e interagem constantemente umas com as outras e ainda realizam as atividades disponíveis no site. É possível encontrar simulações de gastos públicos, como se tornar um político e como fazer propostas de leis. Recentemente, em outubro, durante com as eleições oficiais do calendário brasileiro, as crianças participantes do projeto puderam formular um Projeto de Lei, no qual a idéia vencedora seria encaminhada para o presidente da Câmara Aldo Rabelo que, posteriormente, encaminharia a proposta a um membro político do legislativo. "Na última eleição para escolha do novo presidente do Plenarinho tivemos 68 mil votos. A participação foi imensa", indica Raquel.

O estado que tem mais crianças participantes é São Paulo. O projeto recebe pouca divulgação, mas o conhecimento é tido pela propaganda boca a boca. Professores e pais também utilizam o portal como um instrumento para a educação e formação política da criançada. Saiba mais sobre o projeto e incentive a participação do pequeno. A nação, desde já, agradece!

Projeto Planarinho

O que é o projeto?
O Plenarinho é o principal canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil (crianças de 7 a 12 anos, pais, professores e educadores).

Objetivos

  • Proporcionar um instrumento de comunicação dinâmico para que crianças de todas as regiões do País possam conhecer o papel da Câmara dos Deputados e do Poder Legislativo brasileiro.
  • Trabalhar conceitos básicos de cidadania e direitos sociais e incentivar a formação de valores sociais e humanos.
  • Divulgar noções básicas do processo legislativo para a formação da consciência sobre a importância do Poder Legislativo na consolidação democrática e crescimento do País.
  • Estimular a formação de consciência política nas novas gerações para a formação de futuros líderes.
  • Oferecer às crianças uma fonte permanente e dinâmica de informações sobre o Legislativo.
  • Aproximar o público infantil do exercício da atividade política.

  • SERVIÇO
    Projeto Plenarinho
    www.plenarinho.gov.br

    Atualizado em 6 Set 2011.

    Compartilhe

    Comentários

    Outras notícias recomendadas

    Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

    Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

    Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

    Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

    Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

    Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

    Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

    Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

    4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

    Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

    Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

    Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte