Guia da Semana

Prevenção é a palavra chave

Transforme a primeira ida de seu filho ao dentista numa gostosa brincadeira

Foto:sxc.hu


As dúvidas das mães quanto à saúde bucal de seus filhos são inúmeras. Isso sem falar no receio que ronda o universo infantil quando o assunto é tratamento dentário. Para que este momento não acarrete futuros traumas aos baixinhos, o procedimento mais indicado é a consulta a um Odontopediatra, um especialista em lidar com os medos dos pequenos pacientes, antes mesmo de eles sentarem em sua cadeira.

O trabalho desse profissional é, normalmente, realizado por meio de um condicionamento eficiente, que faz com que as crianças entrem no consultório e sintam como se estivessem em suas próprias casas. Sejam bebês de seis meses, que começam a apresentar seus primeiros dentinhos, ou crianças maiores, os pequenos pacientes encontram um ambiente especialmente dedicado a eles com jogos, televisão, videogame, gibis etc. Enquanto brincam, a profissional conversa com a mãe e analisa todos os dados importantes como higiene dental, consumo de açúcar, uso de chupeta e dedo, alterações respiratórias, ranger de dentes e assim por diante. De posse destas informações, parte-se então para o tratamento odontológico adequado a cada um.

Três Etapas
O condicionamento psicológico desenvolvido é composto por três etapas. Na primeira, é feito um exame rápido, com a criança no próprio colo da mãe, só para que seja dado o diagnóstico. É importante salientar que, após o término das consultas, todos as crianças são presenteadas com um brinquedo. Isso funciona como uma forma de reconhecer a colaboração delas.

Na segunda sessão, os pequeninos ganham uma escova de dente e a doutora inicia então uma escovação, sempre feita em conjunto com eles. Esse processo inclui uma pasta dental adequada e é realizado diante de um espelho, mostrando que nada irá machucá-los. Neste momento, procura-se fazer uma familiarização da criança com os objetos do consultório, como espelhos, luzes, a própria cadeira da dentista - sem falar, é claro, do motorzinho de baixa rotação, usado para a limpeza dos dentes.

Finalmente, na terceira sessão é introduzido o motor de alta rotação e repete-se toda a seqüência das etapas anteriores - desde a escovação até a limpeza com o aparelho - dando início ao tratamento e a aplicação de flúor.

Carinho, Respeito e Dedicação
Sempre analisando a criança como um todo, um bom Odontopediatra irá alertar as mães sobre a prevenção propriamente dita até o tratamento de cáries, indicação de selantes, uso de aparelhos ortodônticos, maus hábitos (uso do dedo e chupeta) e questões relacionadas à respiração e à fala. Além disso, a base da metodologia adotada deve estar sempre focada em transmitir à garotada todo afeto e segurança de que necessitam e, conseqüentemente, contribuir para o surgimento de uma nova geração feliz, saudável e, principalmente, sem medo de ir ao dentista.


Quem é a colunista: Dra. Lúcia Coutinho,
O que faz: É especialista em odontologia para bebês e adolescentes e tem uma clínica odontológica em Moema, São Paulo.
Pecado gastronômico: Bacalhoada
Melhor lugar de São Paulo: Parque do Ibirapuera
Fale com ela: clinica@luciacoutinho.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte