Guia da Semana

Foto:sxc.hu


As dúvidas das mães quanto à saúde bucal de seus filhos são inúmeras. Isso sem falar no receio que ronda o universo infantil quando o assunto é tratamento dentário. Para que este momento não acarrete futuros traumas aos baixinhos, o procedimento mais indicado é a consulta a um Odontopediatra, um especialista em lidar com os medos dos pequenos pacientes, antes mesmo de eles sentarem em sua cadeira.

O trabalho desse profissional é, normalmente, realizado por meio de um condicionamento eficiente, que faz com que as crianças entrem no consultório e sintam como se estivessem em suas próprias casas. Sejam bebês de seis meses, que começam a apresentar seus primeiros dentinhos, ou crianças maiores, os pequenos pacientes encontram um ambiente especialmente dedicado a eles com jogos, televisão, videogame, gibis etc. Enquanto brincam, a profissional conversa com a mãe e analisa todos os dados importantes como higiene dental, consumo de açúcar, uso de chupeta e dedo, alterações respiratórias, ranger de dentes e assim por diante. De posse destas informações, parte-se então para o tratamento odontológico adequado a cada um.

Três Etapas
O condicionamento psicológico desenvolvido é composto por três etapas. Na primeira, é feito um exame rápido, com a criança no próprio colo da mãe, só para que seja dado o diagnóstico. É importante salientar que, após o término das consultas, todos as crianças são presenteadas com um brinquedo. Isso funciona como uma forma de reconhecer a colaboração delas.

Na segunda sessão, os pequeninos ganham uma escova de dente e a doutora inicia então uma escovação, sempre feita em conjunto com eles. Esse processo inclui uma pasta dental adequada e é realizado diante de um espelho, mostrando que nada irá machucá-los. Neste momento, procura-se fazer uma familiarização da criança com os objetos do consultório, como espelhos, luzes, a própria cadeira da dentista - sem falar, é claro, do motorzinho de baixa rotação, usado para a limpeza dos dentes.

Finalmente, na terceira sessão é introduzido o motor de alta rotação e repete-se toda a seqüência das etapas anteriores - desde a escovação até a limpeza com o aparelho - dando início ao tratamento e a aplicação de flúor.

Carinho, Respeito e Dedicação
Sempre analisando a criança como um todo, um bom Odontopediatra irá alertar as mães sobre a prevenção propriamente dita até o tratamento de cáries, indicação de selantes, uso de aparelhos ortodônticos, maus hábitos (uso do dedo e chupeta) e questões relacionadas à respiração e à fala. Além disso, a base da metodologia adotada deve estar sempre focada em transmitir à garotada todo afeto e segurança de que necessitam e, conseqüentemente, contribuir para o surgimento de uma nova geração feliz, saudável e, principalmente, sem medo de ir ao dentista.


Quem é a colunista: Dra. Lúcia Coutinho,
O que faz: É especialista em odontologia para bebês e adolescentes e tem uma clínica odontológica em Moema, São Paulo.
Pecado gastronômico: Bacalhoada
Melhor lugar de São Paulo: Parque do Ibirapuera
Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.