Guia da Semana

www.sxc.hu

A hora do nascimento de um bebê é aguardada com ansiedade e expectativa por toda a família. Já parou para pensar por que é necessário que os recém-nascidos fiquem no hospital por três ou quatro dias? Eles devem ser acompanhados por especialistas durante os primeiros momentos de vida e passar por uma série de exames que indicam se há algum problema com sua saúde. Estes exames auxiliam na detecção e no tratamento precoce de possíveis doenças que começam a se manifestar após o nascimento.

www.sxc.hu

Os principais procedimentos são: o reflexo vermelho, a triagem neonatal e a avaliação audiométrica. Acompanhe o objetivo de cada um deles:

O Exame do Reflexo Vermelho - geralmente feito nas primeiras 24 horas de vida - possibilita aos médicos perceber se a criança tem algum problema de visão. Por meio da incidência de uma luz vermelha (oftalmoscópio) sobre a pupila do bebê, é possível visualizar sua retina e detectar doenças graves, como o glaucoma congênito, a catarata e a retinopatia da prematuridade.

www.sxc.hu

Se a retina do examinado apresentar uma coloração variável entre o alaranjado e o vermelho, a situação visual é considerada normal. Caso essa coloração fuja do convencional, exames mais específicos são exigidos para afastar possíveis riscos.

O Exame de Triagem Neonatal, mais conhecido como teste do pezinho, tem a função de detectar precocemente a presença de doenças metabólicas que, se não tratadas podem resultar em problemas neurológicos graves.

www.sxc.hu

Segundo o pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Neomater, Roger Brock, uma simples picada no calcanhar do recém-nascido - a partir de 48 horas após a primeira alimentação deste - pode detectar erros inatos do metabolismo, infecções congênitas, hemoglobinopatias e alterações genéticas.

A Avaliação Audiométrica, conhecida popularmente como exame do ouvidinho, é feita, geralmente, no segundo dia do bebê no berçário. O teste realizado recebe o nome de Emissões Evocadas Otoacústicas e não é invasivo. "É suficientemente sensível para permitir o diagnóstico da deficiência auditiva já nos primeiros dias de vida", diz Roger Brock.

www.sxc.hu

A presença de problemas auditivos pode afetar cerca de 5% dos recém-nascidos. Se o exame do ouvido não for feito, os pais podem começar a acreditar que seu filho tem distúrbios mentais, quando, na verdade, o pequeno apenas não escuta parcial ou completamente.

Passando por esse três procedimentos, o bebê fica livre de possíveis complicações de saúde e, caso algum problema mais grave seja detectado no check-up, ele já pode iniciar o tratamento adequado e solucionar a dificuldade precocemente. Faça os exames básicos e nunca deixe seu filho sem acompanhamento pediátrico; o melhor remédio para qualquer moléstia é a prevenção!

Profissional consultado:

  • Doutor Roger Brock - Pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Neomater

    Foto de capa: www.morguefile.com

  • Atualizado em 6 Set 2011.