Guia da Semana

Foto: TV Globo/ João Miguel Júnior

O momento que Bernardo é coroado pela Rainha dos Baixinhos

Cabelos escuros, olhos claros e muita simpatia. Esses foram alguns dos adjetivos que transformaram o ator Bernardo Mesquita, 15 anos, no novo galã teen. Ao se inscrever para o concurso Procura-se um Príncipe, organizado pela produção do programa TV Xuxa, Bernardo desbancou nada menos do que 6 mil participantes entre 13 e 16 anos e conquistou o papel de protagonista no novo longa da apresentadora ao lado de Sasha, em Xuxa e o Mistério de Feiurinha (baseado no livro O Fantástico Mistério da Feiurinha, de Pedro Bandeira).

Aproveitando os primeiros momentos da fama, o carioca bateu um papo descontraído com o Guia da Semana. Confira!

Guia da Semana: Como você soube do concurso?
Bernardo Mesquita: A minha agência viu e me falou. Achei interessante para a minha carreira e decidi me inscrever. Mas sabia que seria muito difícil, porque eram mais de 6 mil inscritos e, se eu conseguisse passar, ia me ajudar bastante. Na hora foi ótimo, e eu adorei participar.

Guia da Semana: Qual foi a parte mais difícil na seleção do príncipe?
Bernardo: A eliminação dos participantes. Você vai se aproximando cada vez mais das pessoas que estão ali no concurso, vai se transformando numa amizade muito grande, e cada vez que você vê as pessoas sendo eliminadas é muito chato.

Foto: TV Globo/ Blad Meneghel

Bernardo conquistou Xuxa e o Brasil

Guia da Semana: Você ficava constrangido com a situação?
Bernardo: Não constrangido, por que você está ali e está ganhando. Mas é chato, porque cria uma amizade. Se pudesse ter seis príncipes, ia ser bem melhor (risos).

Guia da Semana: Qual foi o ponto forte que você acha que te fez ganhar o concurso?
Bernardo: Acho que a parte da improvisação me ajudou bastante. Os diretores (Jorge Fernando, Dennis Carvalho e Denise Saraceni) procuravam uma coisa nova. Na hora de interpretar, me deu um branco e eu soube improvisar, acho que isso realmente me ajudou bastante.

Guia da Semana: O que você espera dessa sua nova fase? Além do filme, já tem algum projeto em vista?
Bernardo: Ainda não. Por enquanto, eu estou concentrado para o filme. Ainda nem recebi o roteiro, não sei quando começam as gravações. Mas acredito que falta pouco tempo para começar, e rezo para que depois disso apareçam várias oportunidades.

Guia da Semana: O que você tem vontade de fazer? Novela?
Bernardo: Com certeza. Já participei da primeira parte de Duas Caras, como Adalberto Rangel, e queria muito fazer uma até o final. Queria participar de mais filmes, fazer teatro. Tomara que a minha carreira continue maravilhosa.

Foto: TV Globo/ Miguel Júnior

Os finalistas Haslander, Duan e Bernardo

Guia da Semana: Qual a sua relação com os outros finalistas (Heslander Vieira e Duan Socci)? Ficaram amigos?
Bernardo: Somos amigos. Eles costumam ir para minha casa, eu vou na deles. Mas é ótima a relação. Engraçado que os três finalistas fazemos aniversário juntinhos, um perto do outro, o Duan faz dia 26, eu faço dia 27 e o Heslander dia 28 de junho. Tenho planos de trabalhar com eles, porque são ótimo atores.

Guia da Semana: Como foi estar ao lado da Xuxa?
Bernardo: Foi ótimo. Ela é uma pessoa maravilhosa, todo mundo ali é fã dela. Estar ali com ela e poder abraçar. Ela ficava mexendo no meu cabelo e eu não acreditava. Fiquei muito nervoso.

Guia da Semana: Você já conheceu a Sasha?
Bernardo: Ainda não. Mas estou um pouco ansioso.

Guia da Semana: Quando você decidiu que queria ser ator?
Bernardo: Eu fui apresentado para a mulher do meu primo, que tem uma agência de modelo, e assinamos contrato. Daí, eles me mandaram para um teste na Globo, para Duas Caras e, graças a Deus, passei. Desde então, achei essa profissão maravilhosa, me encantei e comecei a estudar. Fiz O Tablado, Casa da Gávea, fiz nove workshops e comecei a trabalhar. E comecei bem, contracenando com o Tarcisio Meira. Não poderia ter melhor professor.

Guia da Semana: O que você acha mais difícil na profissão?
Bernardo: Não acho difícil, acho gostoso. Cada coisa que a gente faz é uma experiência diferente. Por exemplo, nunca fui um príncipe e, com esse filme, acho que vai ser maravilhoso. É gostoso trabalhar.

Foto: TV Globo/ Isac Luz

Bernardo fez aulas de esgrima e montaria para encarar o personagem que será par romântico de Sasha

Guia da Semana: Como você está se preparando para viver esse príncipe?
Bernardo: Eu estou assistindo alguns filmes. Como eu ainda não recebi o roteiro, não sei como é a personalidade dele. Eu li o livro, mas eu não sei como eles vão querer que eu faça esse personagem. Ainda estou esperando isso para saber o que vou poder fazer e construir.

Guia da Semana: Com quem você gostaria de trabalhar?
Bernardo: Já fiquei muito feliz de ter trabalhado com o Tarcisio Meira, mas ainda quero muito contracenar com a Glória Menezes e o Tony Ramos. Eles são fantásticos. Minha vontade é trabalhar com todos os atores da Rede Globo. Vai ser ótimo.

Guia da Semana: Como você se vê daqui a dez anos?
Bernardo: Espero que dê certo como ator e ser reconhecido pelo meu trabalho.

Guia da Semana: E o assédio, está muito alto?
Bernardo: Está ótimo, é muito bom, eu adoro. As pessoas me reconhecem, pedem para tirar foto e é bom que elas me reconheçam pelo meu trabalho. Vejo que não me vêem só como uma carinha bonita na TV, elas reconhecem o meu talento.

Você tem namorada?
Bernardo: Não, não tenho namorada. Ainda...

Guia da Semana: O que é uma mulher bonita para você?
Bernardo: Uma mulher bonita é aquela sincera, carinhosa, romântica, fiel, que esteja sempre ao meu lado, me dê apoio no meu trabalho, assim como eu vou dar no dela. Acho que é isso.

Guia da Semana: Você é vaidoso? Como cuida da beleza?
Bernardo: Não sou vaidoso não, mas eu gosto de estar bem. Qualquer pessoa gosta de estar bem. Sempre procuro cuidar do meu corpo, do meu rosto, que aparecem algumas espinhas, principalmente na minha idade. Vou começar a malhar para ficar com um físico legal para o filme. Também surfo e jogo bola. Já fiz várias coisas como pólo aquático. Sou uma pessoa ativa.

Atualizado em 6 Set 2011.