Guia da Semana

Problemas com o xixi?

Colunista comenta a respeito de uma infecção que pode atingir os pequenos, depois que deixam as fraldas e fazem xixi na cama

Foto: Sxc.Hu

Seu filho já controlava a urina, dia e noite. Mas de repente, a cama amanhece molhada. O que está acontecendo? Ele já se segurava e não usa fraldas há algum tempo! Será que ele voltou a perder o controle e isso vai voltar a acontecer com frequência? Muita calma nessa hora.

Esse evento pode surgir a partir de algumas possíveis causas: emocional, um dia agitado demais ou até uma infecção urinária. Entre as possíveis razões citadas, antes de mudar os hábitos da casa e começar uma caça às bruxas, buscando um "culpado" pela situação, há um importantíssimo diagnóstico médico a ser observado: a infecção do trato urinário (ITU).

Quanto menor a criança, mais inespecíficos podem ser os sintomas. Em recém-nascidos e lactentes, muitas vezes um ganho de peso inadequado ou uma febre sem explicação podem levar o pediatra que acompanha a criança a suspeitar desse quadro. Mas atenção: Nem toda infecção urinária significa febre e vice-versa. Quem deve definir a conduta a ser seguida é o médico (normalmente o pediatra).

O nosso sistema urinário sabe como se proteger contra infecções. Há duas formas de alguém adquirir uma infecção do trato urinário (ITU). Uma delas, bem mais rara, ocorre em quadros de infecções generalizadas (septicemia), nos quais a ITU é um dos muitos problemas que esse paciente pode apresentar. Assim, estaremos diante de um quadro grave, de diagnóstico feito de forma mais facilitada (apesar de o tratamento não ser tão simples).

O caminho mais comum para contrair uma ITU é o ascendente, ou seja, a bactéria vem de fora e sobe pelo canal da urina (a uretra), até atingir a bexiga, podendo subir pelos ureteres (normalmente dois) e chegar até os rins, provocando quadros graves de infecção aguda (pielonefrites), ou até insuficiência renal.

Em crianças, as bactérias mais responsáveis pela infecção de urina são a Escherichia coli (em meninas) e o Proteus mirabilis (em meninos, normalmente pela colonização do prepúcio, aquele da fimose). Todos os bebês evacuam nas fraldas e as fezes, que possuem essas bactérias, entram em contato com a vagina, pênis e a uretra.

Se não houvesse proteção, todos os bebês teriam ITU, mas isso não acontece. Existe um mecanismo que impede a "subida" dessas bactérias até a bexiga e os rins. Assim, quando acontece uma ITU, algum desses mecanismos pode ter falhado (ou podemos estar diante de algum problema anatômico que favoreça a infecção). Por isso, a precisão e a precocidade desse diagnóstico podem determinar a conduta mais adequada a ser tomada em cada caso.

A ITU não deve ser supervalorizada, nem negligenciada.

Na próxima coluna, voltaremos a falar sobre a importância do diagnóstico e tratamento adequado da infecção urinária em crianças.


Leia as colunas anteriores do Dr. Moises Chencinski:

Alimentação adequada - parte II

Alimentação adequada

Do berço para a cama

Quem é o colunista: Dr. Yechiel Moises Chencinski

O que faz: Médico pediatra e homeopata

Pecado gastronômico: Brownie da padaria Bella Paulista quente com sorvete de creme

Melhor lugar de São Paulo: Qualquer lugar num feriado prolongado (Avenida Paulista, por exemplo)

Fale com o colunista: fale_comigo@doutormoises.com.br ou acesse seu site .

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte