Guia da Semana

Espírito inovador e pioneiro é característica básica para quem pretende ingressar no mercado de animação e produção audiovisual. E isso os brasileiros têm de sobra. Um exemplo é o animador brasileiro Carlos Saldanha, um dos diretores da franquia A Era do Gelo, sucesso de bilheteria.

Com a criatividade à flor da pele, não poderia ser diferente: o setor de animação e produção audiovisual está em constante expansão. É o que demonstra o resultado da 18ª edição do Anima Mundi, realizada entre os meses de julho e agosto no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Foram mais de 300 inscrições de filmes brasileiros para o evento, consagrado como um dos três maiores do segmento no mundo - e o maior do Hemisfério Sul. Em 18 anos, o festival já exibiu 5.927 filmes para quase um milhão de espectadores.

De acordo com a Ancine (Agência Nacional do Cinema), entre janeiro e setembro de 2010 * foram lançados 50 filmes brasileiros, sendo 20 documentários e 30 ficções. Nos Estados Unidos, no mesmo período foram 104 lançamentos incluindo documentários, ficções e animações.

No ano passado, o Brasil lançou 84 filmes, entre eles a animação O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, do diretor Walbercy Ribas. Nos Estados Unidos foram 145 lançamentos, sendo 11 animações.


A Formação

Apesar do desenvolvimento do mercado, a produção audiovisual e a animação enfrentam uma barreira: a qualificação profissional. Em um setor no qual 30 segundos podem equivaler a semanas de trabalho e dedicação, há falta de profissionais especializados.

Para atender a essa demanda crescente, o Centro Universitário Senac lança para 2011 o curso Tecnologia em Produção Audiovisual, que tem foco em animação para diferentes mídias.

O novo curso, com dois anos de duração, tem por objetivo formar profissionais que realizem projetos de entretenimento, educativos e para campanhas de publicidade e propaganda, além de focar nas novas mídias.

"O Brasil começa a despontar como potencial desenvolvedor de projetos para audiovisual, em especial com foco em animação, a serem veiculados em diferentes mídias. Em todo o mundo, a animação tem se estruturado para atender à crescente demanda desse mercado, e temos de preparar os alunos para essa área promissora", avalia o professor do curso, Péricles Martins.

Com formação rápida e metodologia diferenciada, o curso se apoia em projetos de animação e prepara o aluno para atuar em diversas áreas, como publicidade, produtoras de audiovisuais, cinema, emissoras de TV, estúdios e diversas mídias.

O profissional ainda poderá compor equipes multidisciplinares para a produção de animação, desde filmes experimentais de curta duração até longa-metragens, além montar seu próprio negócio - já que a graduação aborda também a questão do empreendedorismo.

"A animação é uma atividade que envolve diferentes áreas do talento artístico, como desenho, roteiro, coloristas, efeitos sonoros, dubladores e uma grande diversidade de profissionais que gostam de aprimorar movimentos às personagens, dar vida às histórias reais ou inventadas", completa Alécio Rossi, coordenador de desenvolvimento de cursos de graduação do Senac São Paulo.

* Lançamentos de filmes até 16 de setembro de 2010.


Serviço
Inscrições para o Vestibular 2011 do Centro Universitário Senac
Período: de 27/8 a 21/11
Taxa de inscrição: R$ 80
Data da prova: 4/12
Resultado: 16/12
Matrículas: 17 e 18/12
Inscrições: Somente pela internet (www.sp.senac.br/vestibular). O vestibulando encontra instruções para preencher sua ficha on-line e pagar a taxa de inscrição Siga o Senac também no Twitter: http://www.twitter.com/senacsaopaulo

Foto: Getty Images

Atualizado em 6 Set 2011.