Guia da Semana

Programação infantil na Virada Cultural 2013

Confira a programação intensiva dedicada às crianças

Pela primeira vez, paralelamente e de forma a integrar a programação da tradicional Virada Cultural, é realizada a Viradinha Cultural - que promete entreter o público infantil.

O palco fica em frente ao parque da Luz, e conta com atrações como Palavra Cantada, Pequeno Cidadão (o projeto infantil de Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto), Banda Mirim (com Tata Fernandes, Rubi, Nô Stopa e outros), Barbatuques e Peixonauta, entre outros. 

Além disso, André Abujamra, de Os Mulheres Negras e Karnak, canta A Arca de Noé (1980), de Vinicius de Moraes, e o grupo afrobeat Bixiga 70 reinterpreta Os Saltimbancos (1977), de Chico Buarque. Essas releituras eram, a princípio, do projeto Pequenos Contemporâneos do CCBB, e agora são exibidos ao ar livre. Outra atração é a dupla gaúcha Kleiton & Kledir, que apresenta o álbum Par ou Ímpar, encenado com os bailarinos do Grupo Tholl. A programação infantil também conta com grupos argentinos de tango, como Orquestra Tipica Fernandez Fierro, 34 Puñaladas, Orquestra El Arranque e Rascacielos.

Para quem quer sair do circuito da Virada, o MuBE também faz parte da Viradinha Cultural e conta com programação para as crianças durante todo o sábado, dia 18. Nele está instalada a exposição Mônica 50 anos, que fica em cartaz até 2 de junho, de terça a domingo, das 10h às 19h com entrada gratuita. Das 10h às 13h é possível participar da "Oficina de Gestualidade e Criação: o corpo também é uma ferramenta expressiva", com o professor Lucas Argüello. Na parte da tarde, das 14h às 17h, o professor David Mota ministra a Oficina de Toy Art, incentivando as crianças a participarem da criação de personagens divertidos de papel em 3D.

Na Viradinha Cultural do MuBE os baixinhos também podem se divertir na Brinquedoteca, na Gibiteca e numa exposição de cerca de 600 trabalhos dos alunos do Grupo Weducation. A programação conta com atrações surpresa, encontro das crianças com uma contadora de histórias e apresentação do coral de uma das escolas do grupo.

As crianças também podem ficar "viradas" na Viradinha Cultural no CCSP. O Grupo Teatral Parlendas apresenta “1, 2, 3, 4 Cantos pra Encontrar...e Quanto Conta um Canto”. Os pequenos passam a noite no CCSP entretidas com brincadeiras que despertam a imaginação durante uma expedição no local.Deve-se levar colchonete, roupa de cama, cobertor, barraca de acampamento (para quem tiver) e artigos de higiene pessoal.

Quem quiser contribuir pode levar itens para doação, como produtos de limpeza, agasalhos e alimentos não perecíveis, que serão entregues à ONG Pró-Saber.

O Centro de Cultura Judaica também separou atividades para entreter as crianças. Às 18h do dia 18, há o encontro com os contadores de histórias. Já no dia 19, às 11h, acontece a oficina de culinária infantil com o chef Pedro Roxo, do Manja Coffee & Deli, que ensina as crianças a fazer minirrocambole de pão em forma de sushi. Às 16h, é a vez do espetáculo infantil “O que você sabe sobre H2O?” do Mad Science, com direito a experimentos e bolha de sabão gigante. 


Oficina de bonecos de sombra

Além disso, a Casa das Rosas é outra opção de destino para quem quer curtir programas culturais com os pequenos. Voltada para todas as idades, a programação da Virada da Poesia, no domingo, 19 de maio, convida as famílias a explorar a cultura popular brasileira com histórias, brincadeiras, danças, cantigas, baiões, e muito mais! Às 11h, é realizada a oficina de bonecos de sombra articulados com Infinita Companhia, e, ao final, dão vida às criações contando uma história para os participantes da oficina. Às 14h30, a Cia Duo Encantado conta a história do Bumba Meu Boi e convida o público a dançar e cantar as brincadeiras tradicionais do Brasil. Por fim, às 16h há a apresentação musical de São João do carneirinho, com Cia Cabelo de Maria; esta é uma homenagem a Luiz Gonzaga, com a variedade de ritmos entre coco, xote, baião e marchinhas.

Atualizado em 18 Mai 2013.

Por Rafaela Piccin
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte