Guia da Semana

Foto: Divulgação
Os meninos do Jonas Brothers usam o anel da pureza

Antigamente, permanecer puro e casto até o casamento era questão de honra e dignidade. Hoje em dia, os conceitos são outros e esse tipo de exigência é muito menos comum do que era há um tempo. Mesmo assim, há quem prometa se manter virgem até casar. E para simbolizar essa promessa, muitos adolescentes adotaram o já famoso anel da pureza - ou da castidade.

"O anel é o símbolo do compromisso com Deus, assim como se usa em um namoro e em um casamento, mostrando fidelidade", explica Patrícia Candido, 17 anos. A estudante usa o anel da pureza há quase um mês e, junto com ela, duas amigas também resolveram aderir ao símbolo da castidade. "Eu e minhas duas amigas resolvemos adotar o anel a pureza pela gente e pela nossa amizade", conta Patrícia.

No anel da estudante, está escrito o lema do pacto, "True Love Waits" (em tradução literal, "O verdadeiro amor espera"), e "Just Friends" (em tradução literal, "Apenas amigas"). Assim como a aliança de casamento, o anel da pureza deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda. "Ele deve ser retirada apenas no dia do casamento e no lugar, é colocada a aliança de compromisso. A minha promessa foi feita até o casamento, e eu pretendo cumpri-la!", explica Patrícia.

Há dois meses, Dayane Ferreira, 17, também aderiu ao símbolo da pureza. "Quis fazer diferente e permanecer pura até o casamento", explica. A estudante diz que a sua iniciativa foi aprovada e que seus amigos e familiares gostaram de sua decisão. Já no caso de Patrícia, o fato de ela optar por usar o anel foi motivo de polêmica. "Algumas pessoas dizem que é besteira, e que amanhã eu posso encontrar alguém e acabar rolando. Outras pessoas apoiaram", conta a estudante.

Eles também podem usar
Tem gente que acha que usar o anel da pureza é coisa de menina. Prova disso são as comunidades do Orkut que dizem coisas como "Anel da Pureza é coisa de gay". No entanto, muitos meninos também aderiram a esse voto de castidade e não têm vergonha de admitir. "Eu respeito a opinião dos outros, mas quero que respeitem a minha também. O fato de eu optar por usar o anel da castidade não tem nada a ver com a minha sexualidade", diz Erick Campos, de 18 anos.

Erick, que diz já ter sofrido preconceito por usar o anel, fez a promessa de permanecer virgem até o casamento há cerca de três meses. No entanto, a opinião dos amigos do estudante vai contra sua decisão. "Eles dizem que eu estou errado, que deveria curtir a vida porque sou novo. Mas o fato de eu usar o anel não significa que eu sou santo e que não vou curtir a vida, é só uma forma diferente", explica. Mesmo assim, Erick não liga para as críticas e garante que vai usar o anel até o casamento.

O que os outros acham...
Como usar o anel da pureza é uma questão de opção, quem fez o voto de castidade não se arrepende de forma alguma. Mas o que será que pensam aqueles que não adotaram e nem pensam em adotar o símbolo da pureza? "Se essas pessoas expressam a vontade de só transar com a pessoa certa após o casamento, é uma opção deles mostrar isso em forma de anel. Mas não acho necessário. Parece que eles querem mostrar isso ao mundo e soa extremamente brega", diz Mariane Souza, 17 anos.

Mariana não é contra o uso do anel, afinal, todo mundo tem o direito de se expressar da forma que bem entender. A adolescente, porém, acredita que usá-lo chega a ser um certo exagero. "Acho que é direito delas, mas se você é virgem ou não, quem tem que saber é apenas seu namorado ou namorada", explica. A estudante acredita também que o anel não garante que quem usa está realmente cumprindo a promessa de permanecer puro até o casamento. "Não há como provar que tal pessoa é virgem ou não. Ela pode dizer uma coisa e fazer outra. Afinal, ninguém vai saber", diz.

Quem usa
Se antigamente celebridades como Britney Spears pregavam que eram virgens e que permaneceriam assim até o dia do casamento, hoje em dia, a nova moda é usar o anel da pureza. O símbolo da castidade começou a ser adotado pelos adolescentes depois que ídolos do mundo teen, como os irmãos Jonas, começaram a usar. Confira as celebridades que fizeram o voto de castidade:

Foto: Divulgação
Miley Cyrus, Demi Lovato e Selena Gomez também usam o anel da pureza

? Jonas Brothers
Os irmãos mais famosos do momento são bonitos, talentosos e bons meninos. Evangélicos declarados, Kevin, Joe e Nick Jonas foram um dos primeiros a aparecer com o anel da pureza e garantem que vão continuar virgens até o casamento.

? Miley Cyrus
Miley Cyrus já se envolveu em várias confusões, como a divulgação de suas fotos em poses comprometedoras na Internet e a imagem polêmica que fez para a revista Vanity Fair. No entanto, ao que tudo indica, no quesito sexualidade, a estrela de Hannah Montana não será alvo de fofocas, já que ela usa o anel da pureza desde o começo de 2008.

? Selena Gomez
Selena Gomez pediu ao pai um anel da pureza e o usa desde julho. A estrela de Os Feiticeiros de Waverly Place gosta de saber que é exemplo para os outros adolescentes e promete se manter pura até o dia em que se casar.

? Demi Lovato
Demi Lovato é mais uma das estrelas da Disney que apostou no símbolo da castidade. Assim como sua melhor amiga, Selena Gomez, a atriz de Camp Rock aderiu ao anel mais famoso do momento.

Atualizado em 1 Dez 2011.