Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu


Pais que sonham em ver seus filhos desenvolvendo-se com auto-estima, devem antes de mais nada, olhar para o seu próprio comportamento, verificando suas atitudes práticas, que adotam na convivência e no dia-a-dia.

Muitas vezes é necessário rever posturas, observar cuidadosamente as ações da criança e procurar a escola que mais se pareça com a atitude que a família tem.

Eis algumas dicas para facilitar a escolha do colégio pelos pais:

  • A família deve dar especial atenção na questão de valores.

  • Escolas com valores similares aos da família facilitam e reforçam as atitudes comportamentais desejadas.

  • Fique atento ao comprometimento pedagógico da escola. Que metodologia ela segue? Como essa metodologia é apresentada aos pais no primeiro contato e durante a permanência das crianças na escola? Analise se ela serve para a sua família.

  • Visite internamente a escola em funcionamento. Neste momento, você poderá observar se a metodologia está em consonância ao que é apresentado.

  • Observe o clima da escola (tranquilo ou agitado, se as crianças estão com posturas adequadas, em sua maioria). Procure não visitar em horários de entrada e saída para poder observar as crianças dentro da sala de aula.

  • Pergunte qual é a formação do professor e do pessoal pedagógico. Pergunte também como a escola recicla e promove a atualização pedagógica de seus professores.

  • Outro dado importante diz respeito à experiência do professor na escola. Pergunte há quanto tempo o professor (titular da classe, que cuidará de seu filho) trabalha no local.

  • Qual é a proporção de adultos e crianças no atendimento diário.

  • Segurança: Como acontece a entrada e saída dos alunos.

  • O espaço de trabalho nas classes e o material pedagógico merecem sua atenção. Não adianta existir um lindo espaço externo se os internos (das classes) forem pequenos, áridos, desconfortáveis e desprovidos de materiais interessantes.

  • Hábitos alimentares: Será que a cantina escolar é a melhor opção para despertar em hábitos alimentares saudáveis? Existe esta preocupação vinda da escola? Qual é a variedade e o controle do que servem para as crianças?

  • Procure conversar com famílias que já tenham filhos na escola pretendida. Você poderá colher muitas informações úteis para sua escolha.

    A escola é um todo. Vai transmitir não só conteúdo, mas posturas, valores e auxiliar o desenvolvimento de atitudes, preparando seu filho para a vida. À família, cabe a escolha do lugar onde a criança vai conviver mais da metade de seu tempo. Pense bem: este é um assunto que deve ser analisado com cuidado.

    Quem melhor conhece a criança é a família, que convive com ela a maior parte do tempo e em diferentes situações, prevendo antecipadamente suas reações e preferências. Vale a pena dedicar um tempo para acertar em sua decisão. Boa escolha!

    Leia a coluna anterior da diretora Maria Angelina:

    ? Avós e netos na sociedade atual


    Quem é a colunista: Maria Angelina Franceschini Brandão.

    O que faz: Diretora da Prima Escola Montessori de São Paulo.

    Pecado gastronômico: Doce de abódora da Alaíde.

    Melhor lugar do Brasil: Guaecá - São Sebastião.

    Como falar com ela: ou [email protected]

  • Atualizado em 6 Set 2011.