Guia da Semana

Que internet rápida, hein?

Na Campus Party, o participante tem à disposição a maior velocidade de transmissão de dados existente no mundo. Veja como funciona

Foto: Nathalia Clark/APH

Um dos milhares de cabos com a conexão ultra rápida de 10 Gb na Campus


Um dos grandes atrativos da Campus Party, além, é claro, das palestras com personalidades do mundo da informática, é a conexão de 10 Gb (gigabits) por segundo, disponível para todo mundo que participa do evento. Aproveitando essa ocasião, os campuseiros têm mais um motivo para ficarem plugados praticamente o dia todo, tanto baixando grandes arquivos quanto jogando online.

Isso só foi possível devido ao sistema armado pela Telefônica, que patrocina o evento. "A estrutura é de alta capacidade, cujas fibras óticas são dedicadas: elas saem da central da Telefônica direto para a Campus", explicou o gerente de planejamento de transmissão e projetos especiais da empresa, Assed Moisés Amar. Além disso, há uma conexão chamada de redundante: ela serve como transmissão reserva, ou de backup, no caso de algum problema com a principal.

A fibra ótica é um fio muito fino, da espessura de um fio de cabelo, que é feito de um vidro especial. Ela transmite um feixe de laser em vez de corrente elétrica - a velocidade que a luz viaja é muito superior à da eletricidade pelos cabos convencionais, feitos de cobre. Isso, por si só, já é responsável por uma transmissão mais rápida. "Hoje podemos fazer uma conexão de 100 a 200 Mb para as residências", disse.

Para se ter uma ideia da diferença de velocidade, segundo Moisés, com uma conexão de 10 Gb da Campus, é possível colocar cinco mil usuários navegando a uma velocidade de 2 Mb ao mesmo tempo. Imagine dirigir um carro de Fórmula 1 por uma estrada extra larga: não há obstáculos nem perigo de bater na beirada da pista.

Mas, infelizmente por enquanto, essa velocidade ainda não está disponível para os usuários de internet. "E nem é só por causa da conexão em si. As máquinas hoje não têm uma interface com a internet giga, e as que existem ainda são caras. Hoje, ela aguenta até 100 mega", conta Moisés.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte