Guia da Semana

Foto: Getty Images

Quantas vezes você já ouviu algum amigo dizer que não possui tempo para dar atenção aos filhos? Ou que brincar com eles é "gastar" esse mesmo tempo. Até mesmo que "brincar é coisa de criança" e não há lugar para elas na vida adulta? Quem sabe, você mesmo já não disse isso? Mas será que esse é um fato ou uma desculpa?

O Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança da ONU diz: "Toda criança tem o direito ao descanso e ao lazer, e a participar de atividades de jogo e recreação apropriadas à sua idade, e a participar livremente da vida cultural e das artes".

A brincadeira deve ser encarada como essencial na vida tanto da criança quanto do adulto. Durante a diversão, os pais conhecem melhor os herdeiros e ensinam princípios como a tolerância. Em retorno, as crianças fazem com que os pais vejam a vida com mais leveza. Infelizmente, esse momento é negligenciado por muitos adultos.

E se eu disser que, além de ajudar no desenvolvimento de ambos, os brinquedos sequer são necessários para esta troca? Você pensaria que estou... brincando?

Para os pais céticos, lá vai. Brincar exercita potencialidades, favorece o conhecimento, sociabiliza, sensibiliza e desenvolve intelectual, física, social e emocionalmente a criança. Também estimula o pensamento e os sentidos por meio de atividades do dia-a-dia como bagunçar, mudar as coisas de lugar, bater a mão na mesa, brincar com bichos ou atirar coisas no chão. Ainda não acha o bastante? Posso listar mais outros dez motivos.

Foto: Getty Images

Muitas vezes, os pais se esquecem que as crianças se espelham nos adultos próximos, como familiares e professores, para desenvolverem sua personalidade. Veja o tamanho de nossa responsabilidade! Entretanto, pense pelo outro lado: será que nós não podemos aprender com elas a sermos responsáveis apenas na medida necessária e que é possível brincar mais com a vida, com aqueles que nos cercam, seja no trabalho ou dentro de casa?

Tempo e espaço. É tudo o que nós precisamos para brincar. Arranje uma horinha e se deixe levar pela brincadeira a dois. Os pais se enganam quando tentam suprir a própria ausência com presentes que os deixem ocupados. As crianças sabem sempre! Nós esquecemos que o melhor do dia pode ser a brincadeira em que jogamos juntos, dividindo risos, entusiasmo, amor.

Priorize um tempo na agenda para seu filho. Especialistas garantem que meia hora diária de brincadeira com os filhos é suficiente para incorporar essa atividade importante na rotina familiar. Baseado nessas opiniões e aproveitando uma campanha brilhante que já existe, proponho criar um movimento: O Agita Família.

São apenas 30 minutos (TEMPO) em casa ou em algum outro lugar (ESPAÇO) que os pais possam dedicar aos filhos. Brincar de roda, contar histórias, esconde-esconde, fazer bolinhas de sabão, amarelinha, pega-pega, correr, pintar, dançar, fantasiar. Junte-se a esse movimento, brinque e vamos sair do "sedentarismo familiar"!

Quem é o colunista: Dr. Yechiel Moises Chencinski
O que faz: Médico pediatra e homeopata
Pecado gastronômico: Brownie da padaria Bella Paulista quente com sorvete de creme
Melhor lugar de São Paulo: Qualquer lugar num feriado prolongado (Avenida Paulista, por exemplo)
Fale com o colunista: [email protected]
Site: www.doutormoises.com.br

Atualizado em 1 Dez 2011.