Guia da Semana

Foto: Divulgação

Um dos objetivos da Rádio Disney é promover uma relação afinada dos artistas com seus fãs, como fez com o Jota Quest, no último dia 29

Quem sintonizou na frequencia 91.3 FM durante o mês de outubro ficou se perguntando que emissora era aquela. Em primeiro lugar, a rádio chamava a atenção por sua programação voltada aos jovens e porque tocava as músicas mais pedidas nas paradas. Em lugar, a curiosidade baseava-se na denominação do canal, que levava o nome fantasia Que rádio é essa?. E, em terceiro lugar, a rádio já contava com a participação dos ouvintes em suas promoções, antes mesmos que eles soubessem qual a verdadeira identidade do canal.

O mistério acabou no dia 6 de novembro, durante o show do Jonas Brothers, em São Paulo. O diretor da emissora, Marco Vicca, revelou que o Brasil tinha acabado de receber a Rádio Disney, que já é um canal consolidado em dez países da América Latina. "A ideia era aproveitar um momento importante, que era o show do Jonas Brothers, para revelar e completar a nossa campanha de marketing Que rádio é essa?", explica.

O show dos irmãos Jonas também foi o cenário da primeira promoção realizada pela rádio: 20 ouvintes ganharam como prêmio um encontro com os artistas para assistir à passagem de som. Além disso, foram sorteados 300 ingressos para a apresentação. Porém, apenas no dia 29 de novembro a emissora estreou oficialmente, tanto nas ondas do rádio como na internet. "Teremos uma equipe para trabalhar apenas com o site e o Twitter da Rádio Disney para interagir com o ouvinte. Eles passam para nós o que o público está fala e transmitimos ao vivo", revela o diretor. Para quem ainda não conhece o endereço da emissora na web, basta acessar o site radiodisney.disney.com.br ou pelo perfil do Twitter: @radiodisneybra.

Menos Disney, mais eclético

A rádio leva a marca Disney, no entanto, sua programação não será restrita aos artistas da companhia. Mais do que Miley Cyrus, Demi Lovato e Jonas Brothers - que até pouco tempo era contratado do Disney Channel -, a rádio vai tocar todos os artistas que estiverem acontecendo no momento.

Foto: Divulgação

A banda Cine também esteve presente no lançamento da Rádio Disney e conversou com os ouvintes

"Não prezamos por um segmento exclusivo. Montamos um projeto para tocar grandes canções de todos os estilos: pop, rock, reggae, sertanejo universitário; de Ivete Sangalo a Vitor & Léo e Restart. Tudo o que o nosso público gosta e ouve vai estar na programação, sem nenhum preconceito musical", esclarece Vicca.

Ele completa que está disposto a tocar artistas independentes, se eles forem bons e estiverem em alta entre os ouvintes da Rádio Disney. "Nós sabemos que há bons artistas aos montes, dos mais diversos segmentos, nesse mercado. Precisamos identificar e tocar, se o público pedir", informa Vicca, que é um veterano na rádio brasileira, já passou por grandes emissoras, como 89 FM, Jovem Pan e Mix FM, além de ser afinado com a galera jovem.

Por outro lado, quando algum astro da Disney estiver no Brasil e for importante para a audiência da 91.3 FM, a emissora dará a preferência para a realização de promoções e de encontros entre eles e os ouvintes. Outro fato que diferencia a Rádio Disney das demais é que, na América Latina, é um projeto voltado para os jovens e nada tem a ver com o estilo infantil feito nos Estados Unidos.

Grade interativa

Fazendo jus ao slogan "a rádio que te ouve", a Rádio Disney está com uma grade de programação, na qual todas as atrações contam com a participação do ouvinte. Porém, cada interatividade se manifestará de maneiras criativas e de acordo com o perfil de cada programa.

Foto: Divulgação

A descontração da banda NX Zero nos estúdios da Rádio Disney reflete exatamente o clima da emissora

Segundo Vicca, há um canal aberto para o público, que pode falar o que quiser: pedir música, falar sua relação com a canção ou contar uma história que achar conveniente; e, se a produção da emissora achar legal compartilhar, ela fará isso. "O que é muito importante em todo o nosso projeto é que quando falamos 'a rádio que te ouve', nós realmente queremos isso", informa.

A identificação do ouvinte com a rádio poderá acontecer de várias maneiras. Nos próximos dias, a Rádio Disney estará completando, aos poucos, toda sua grade de programação. No entanto, Marco já adianta que haverá um programa em que o ouvinte vai ter que pedir a música cantando, como se fosse um karaokê ao vivo. "O ouvinte pode ligar estando na sua casa, no carro, sem ter nenhuma vergonha, pois a participação deve ser pela diversão. Não vamos medir o talento ou a capacidade de cantar", comunica.

Outros diferenciais

Mais um destaque entre as atrações é a ação de acordar o ouvinte com alguma música. A mecânica envolve telefonemas e internet, meio pelos quais um amigo pode presentear ou homenagear o outro. Além disso, a intenção da rádio é promover, cada vez mais, a interação do seu público com os cantores. "A gente pode levar o artista até a casa do ouvinte, o ouvinte até o camarim do artista ou promover o encontro deles ao vivo no estúdio", informa o diretor da Rádio Disney.

Promoção do tipo já foi feita no dia 29 de novembro, nos amplos estúdios da emissora, em São Paulo. Capital Inicial, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Cine, Fresno, NX Zero e Mau Gavassi estiveram presentes no lançamento da Rádio Disney e encontraram 40 ouvintes sorteados para participar do evento. "Os artistas posaram para fotos, davam autógrafos e conversavam com os fãs. Foi muito legal, tanto para um lado como para outro.


Atualizado em 1 Dez 2011.