Guia da Semana

Foto: Getty Images


Com certeza, a internet revolucionou a nossa maneira de ser, de agir e de comunicar. A nossa comunicação ficou mais fácil e as distâncias ficaram menores. A globalização facilitou a mudança de país e de cidade. O mundo ficou menor. Você não precisa sair de casa para manter contato com os amigos que estão longe. Basta escrever e clicar que a sua mensagem chega do outro lado do mundo no mesmo instante. Ainda tem a vantagem de não atrapalhar a pessoa para quem você mandou. Ela vê de quem é a mensagem e o assunto e lê quando quiser.

Há algum tempo, surgiram as redes sociais. São sites que foram criados para reaproximar pessoas que tinham perdido o contato. Como aconteceu comigo. Eu pude reencontrar amigos meus do fundamental 2. Teria sido mais difícil - ou até impossível - nos reencontrarmos se não fosse pelas redes sociais. A outra vantagem é que você pode mandar uma mensagem para um grupo todo ao mesmo tempo, sem ter que ficar ligando para todo mundo. Já pensou ter de falar com 40 pessoas e combinar um jantar? Imagina a conta de telefone? Mesmo mandando mensagens, já e complicado. Muitos negócios estão sendo fechados por meio do uso da nova tecnologia.

Apesar de todas essas vantagens, há alguns aspectos das redes sociais que precisam de cuidado. Ao escrever o seu perfil não dê muitas informações. Não aceite convite de amizade de quem você não conhece. Não fale sobre a sua rotina ou fale mal de pessoas. Você nunca sabe quem está lendo. Infelizmente, algumas pessoas estão se aproveitando da facilidade das redes socais e fazem um uso não apropriado das informações.

Você assistiu ao filme sobre o Facebook? Como ele surgiu? O dono do site é muito inteligente, mas muito tímido. Usou toda a inteligência dele para criar um site em que as pessoas da universidade que ele estudava pudessem se encontrar. Ele também queria se vingar do fora que levou de uma namorada. O site começou a crescer e se tornou um sucesso mundial. Nem mesmo ele acreditava as proporções que ele iria tomar, assim como outros criadores de sites não tinham ideia da influência que poderiam causar no mundo. O sucesso das redes sociais se deve à falta de tempo que temos de encontrar amigos e conversar. As pessoas têm uma necessidade de ter contato com amigos e trocar ideias. Como não podemos estar em vários lugares ao mesmo tempo e não podemos viajar o tempo todo, a solução é usarmos a tecnologia como recurso de comunicação.

Faça uso de todas as redes sociais para manter contato com amigos. Mas, lembre-se de que você não sabe quem está lendo suas mensagens. Não substitua um café com um amigo por uma mensagem ou torpedo.

Ao fazer o seu perfil, sempre se pergunte se você gostaria que algum estranho tivesse acesso àquela informação. Se você estiver magoado com algum amigo, espere para falar pessoalmente com ele. Nada substitui uma conversa pessoal.

Um bom uso das redes sociais pode trazer muitos benefícios, tais como: ter mais amigos, manter contato com os amigos ou, até mesmo, reencontrá-los. Você também pode manter contato com os seus pais por meio das redes. Se o seu pai ou mãe estiver viajando ou trabalhando até tarde, mande uma mensagem ou uma foto sua. Esta é uma das vantagens das redes sociais: vocês se sentirão mais perto mesmo que exista a distância física.

Mesmo com todas as vantagens, eu queria lançar um desafio. Tente, por uma semana, manter contato mais pessoal do que virtual com os seus amigos e veja a diferença. Não deixe de usar as redes sociais. Use-as com responsabilidade, mais como uma estratégia de comunicação, não como a única ferramenta com o mundo.

Leia as colunas anteriores de Betina Serson:

O relacionamento acabou...

Um novo começo de ano...

Como vencer a concorrência?

Quem é a colunista: Betina Serson.

O que faz: Psicopedagoga.

Pecado gastronômico: Adorar chocolate.

Melhor lugar do mundo: Minha casa com chocolate e assistindo um DVD que eu gosto.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: Musicas do Glee.

Fale com ela: [email protected]





Atualizado em 6 Set 2011.