Guia da Semana

Foto: Getty Images


Em um relacionamento, muitas coisas podem acontecer e as mudanças que surgem podem ser vividas de forma otimista ou não - depende de como o casal irá olhar cada acontecimento.

É necessário saber administrar cada conflito e mudança para evitar traumas que poderão complicar a vida a dois. Desde o início do relacionamento, estas adaptações são necessárias, pois são dois estilos de vida diferentes que se juntam e deve-se abrir mão de alguns desejos e vontades para que o convívio tenha uma duração.

A vinda dos filhos é uma outra mudança que pode gerar muito estresse e ansiedade, por ser um momento muito esperado, capaz de modificar toda uma rotina.

O relacionamento se modifica completamente e a vida a dois fica de lado em prol das necessidades dos filhos. O amor dos pais fica, por muito tempo, concentrado apenas na criança, e o casal acaba se esquecendo de alimentar a relação conjugal.

Quando os filhos crescem e deixam de depender dos pais, nem sempre a rotina do casal volta, e a vida a dois deixa de existir completamente. Se antes o casal não enfrentava problemas no relacionamento, agora deverá enfrentar o "que restou" deste.

Ao contrário do que muitos acreditam, este investimento no parceiro deve existir desde a chegada do bebê. O cultivo dos momentos a dois deve ser mantido, assim como os resgates e investimentos românticos, a fim de mostrar a importância do outro em sua vida.

Afinal de contas, os filhos um dia irão crescer e criar sua individualidade, e o que restará será o convívio com o seu parceiro. É a qualidade deste convívio que definirá o quão duradouro e feliz esta vida a dois será.

Quem é a colunista: Psicóloga e pós graduada em Psicopatologia e Saúde Pública.

O que faz: Psicóloga clínica e apaixonada pela área de saúde mental.

Pecado gastronômico: Comida japonesa e uma boa massa italiana.

Melhor lugar do mundo: Onde não há preconceito, nem exclusão social por conta das diferenças.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: Rock clássico sempre.

Fale com ela: [email protected], visite seu site e blog.



Atualizado em 12 Fev 2014.