Guia da Semana

Foto: Getty Images

A ideia de que impor limites e estar presente no dia a dia das crianças e adolescentes é a melhor estratégia para evitar que eles tenham comportamentos equivocados e até caiam nas drogas, já soa até como repetitiva para os pais em geral. Até parece um dogma sem comprovação clara e difícil de praticar.

Mas agora são os cientistas da Universidade Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, que a reafirmam. Segundo pesquisa, feita com mil jovens americanos, aqueles que contam com a participação ativa da família em seu cotidiano têm quatro vezes menos chances de se envolver com drogas ou álcool e são muito mais completos emocionalmente.

De acordo com os psicólogos de Columbia, a tal "participação ativa" deve incluir diversas ações. Algumas são óbvias, como dar carinho, atenção e amor aos adolescentes. Mas outras, discutíveis para muita gente, também foram apontadas, como demonstrar autoridade e estabelecer regras bem definidas para a rotina deles.

Então, com base na nossa experiência de anos, na opinião de vários psicólogos e educadores e, agora, nesse trabalho internacionalmente respeitado, repetimos algumas práticas necessárias a uma educação adequada; que produz filhos felizes:

- Comece a educar corretamente desde cedo e não dê a seu filho tudo que ele quiser. Assim, quando ele crescer, não terá a falsa percepção de que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que deseja.

- Quando ele disser nomes feios, nunca sorria ou ache graça, para que ele não pense que é admirado por esse comportamento.

- Não apanhe tudo que ele deixar jogado pela casa: livros, roupas, sapatos, toalhas... Ele não pode achar que os outros têm que resolver os problemas dele.

- Evite discutir na presença dele. A discussão constante entre pais em frente a uma criança poderá levá-la a pensar que essa pode ser uma forma correta de comunicação.

- Não cometa o erro de dar todo o dinheiro que ele quiser. Ele precisa aprender a conquistar suas próprias coisas. Não deixe a fantasia de que "ele não deverá passar pelas mesmas dificuldades que eu já passei" atrapalhar a demarcação dos limites.

- Não satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. É importante para a criança em desenvolvimento aprender a lidar com as frustrações, até porque temos que sobreviver a elas durante nossa vida.

- Nunca tome o partido dele contra vizinhos, professores, policiais. Ele precisa perceber quando erra e aprender a conviver com as consequências.

- Quando ele se meter em alguma encrenca séria, não adianta dizer: "Nunca consegui dominá-lo mesmo, ele é genioso". Lembre-se de que os pais são os modelos e principais responsáveis pela educação e conduta social.

Essas desculpas, como "ele é indomável" - por exemplo - servem apenas para minimizar as suas próprias culpas. Querendo ou não, a culpa é sua, induzida por uma falsa e egoísta forma de amar. O amor verdadeiro é aquele que impõe limites, que diz não, mesmo que lhe cause sofrimento - já que é para o bem do seu filho..

Lembre-se: as grandes conquistas e vitórias surgem após grandes batalhas. Educar não é tão simples como parece e merece nosso esforço contínuo.

Porém, o grande troféu é a felicidade e a certeza de que nossos filhos estão no caminho correto.
Quem é o colunista: Alessandro Vianna.

O que faz: Psicólogo clínico.

Pecado gastronômico: O bom e velho bife à parmegiana.

Melhor lugar do mundo: Um lugar em que se unam praia, sol e uma boa companhia.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: No carro encontram-se desde um bom sertanejo até um rock mais pesado.

Fale com ele: acesse seu site.

Atualizado em 1 Dez 2011.