Guia da Semana

Riffs binários

Guitar Hero e Rock Band mudaram o conceito dos jogos virtuais e introduziram a música no universo dos games

Foto: Divulgação/ Site Oficial

Novos seguidores do Aerosmith conheceram a banda ao jogar  Guitar Hero

Depois dos adolescentes bancarem os heróis mais aventureiros, os gângsteres mais sagazes e os craques mais brilhantes do futebol nas febres de viodegame God of War, G.T.A. e Winning Eleven, respectivamente, chegou a vez do universo musical gritar bem alto em Guitar Hero e Rock Band. A nova sensação é o jogo de guitarra, em que há um controlador com a forma do instrumento - o controle também pode ser utilizado - que auxilia o jogador na simulação dos acordes da música. Grandes nomes do rock compõem as trilhas sonoras, como Aerosmith e Metallica, e fazem essas novas gerações - que não cresceram escutando o som desses caras - tornarem-se seus mais novos e fiéis admiradores.

Pelo menos foi o que divulgou Steven Tyler, líder e vocalista do Aerosmith, em sua passagem pelo Brasil em maio deste ano. De acordo com o cantor, eles passaram a ter fãs mais jovens após a introdução de suas músicas nos games de guitarra; não apenas os hits mais famosos, até mesmo as músicas mais desconhecidas, agora, são cantadas pelos novos seguidores. Assim, mas do que entreter os adolescentes, Guitar Hero e Rock Band estão sendo aproveitados pelas gravadoras como estratégia de divulgação das bandas de rock.

Matheus Campregher, 18, fã inveterado dos games há cinco anos, conseguiu a sexta colocação no WTC, que é o campeonato internacional de Guitar Hero, em 2008 e levou o sétimo lugar em 2009. Ele revela que conheceu bandas que adora atualmente através do jogo, como AFI, All That Remains e Disturberd, entre outas.

Foto: Divulgação/ Site Oficial

O Rock Band dedicado aos Beatles agrada tanto aos adolescentes quanto aos pais

Mais do Guitar Hero

O game surgiu em 2005, desenvolvido para o console Playstation 2 pela Harmonix Music Systems e publicado pela RedOctane. Inicialmente, o jogo utilizava apenas covers de canções; no entanto, os títulos mais recentes são compostos de trilhas sonoras originais. Em 2007, foi lançado o game do Aerosmith, que tem 60% de músicas da banda e outras canções feitas por Joe Perry, o guitarrista. Esse hit chegou ao Brasil apenas no ano seguinte.

Em 2009, os jogadores brasileiros puderam se divertir  com o som pesado do Metallica e com o hard rock do Van Halen. A grande aposta agora é o DJ Hero, voltado para a música eletrônica, que contém um set list com 85  artistas - nomes como Rihanna, Lady Gaga, Chemical Brothers e Kanye West fazem parte desse time. O lançamento está previsto ainda para 2010.  

Além do guitarrista, outros elementos de uma banda de rock, como baixista, baterista e vocalista foram inclusos na experiência a partir da versão Guitar Hero World Tour. "Primeiro, eu jogava com o controle; com o segundo volume, eu comprei a guitarra; já no World Tour, adquiri todos os instrumentos", fala o jogador Matheus. Já Alexandre Silva, 12, prefere jogar pelo controle e revela que passa quase o dia todo se divertindo com sua última aquisição: Guitar Hero Legends of Rock. "É muito difícil chegar até a oitava pasta, mas eu já consegui", diz.

Conheça o Rock Band

A franquia segue a mesma linha do Guitar Hero e surgiu após a aquisição da Harmonix pela MTV Games, enquanto a RedOctane foi comprada pela Activision. Rock Band se diferenciava do seu principal concorrente ao ser o primeiro a introduzir bateria, baixo e vocal para acompanhar a guitarra, em 2007 - além de privilegiar canções com estilo mais pop. "As músicas do Rock Band são melhores, mas a jogabilidade do Guitar Hero ainda supera", pontua Matheus. Alexandre revela que ainda não experimentou o Rock Band e que continua adepto do precursor desse game.

Na mira de um público mais adulto, o jogo da MTV Games lançou uma versão do famoso quarteto de Liverpool, The Beatles. Green Day é outro grupo que já tem a versão em videogame, mostrando toda a trajetória musical da banda desde 1994, com o lançamento do álbum Dookie.

Foto: Arquivo pessoal

Matheus (à direita) na final do campeonato nacional de Guitar Hero no ano passado

Como 'virar' um astro da música

Para tornar-se um grande guitarrista, baixista, baterista ou vocalista do mundo dos games, é necessário muito treino, de acordo com Matheus e Alexandre. O jovem de 18 anos ainda frisa que é importante os jogadores gostarem muito de rock, pois é o estilo musical que norteia os jogos.

O esquema até parece fácil, mas nem é tanto assim. O jogador deve acompanhar a música, tocando cada nota de acordo com a cor das bolinhas que aparecem na tela; e precisam ser as mesmas que você vai 'palhetar' na barra localizada no braço da guitarra. Quanto mais notas você acertar, mais pontos você ganha e, assim, vai passando de música - e de fase, até tocar como um expert. Há também o Star Power, que é uma pontuação na qual você ganha o dobro e ajuda na decisão das partidas.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte