Guia da Semana


Os aspirantes a diretor de cinema terão a chance de criar e divulgar seu próprio curta-metragem animado no Habbo Hotel, um mundo virtual para jovens. A competição garante uma vaga na primeira edição do Prêmio Habbowood (Habbowood Digital Movie Awards), premiação que vai escolher o melhor filme dos 29 países onde o Hotel existe.

Durante o mês de setembro, está disponível no site uma ferramenta exclusiva e simples que simula uma ilha de edição de vídeo. Nela, é possível criar sua história, inserir elementos-surpresa na trama, diálogos, sons e várias trilhas sonoras em diversos cenários diferentes. Com o filme pronto, os cineastas iniciantes partem para a divulgação do endereço aos amigos, que serão responsáveis pela avaliação. Durante uma semana, a gerência do Hotel escolherá os dez melhores curta-metragens, que serão submetidos à votação dos mais de 600 mil usuários do site brasileiro de 17 a 20 de setembro, quando o vencedor regional será anunciado.

Os finalistas serão julgados por uma banca de experts do mundo da animação e dos efeitos visuais gerados por computador, entre eles Matt Johnson, Supervisor de VFX da Cinesite, empresa responsável pelos efeitos especiais dos filmes da série Harry Potter; Tim Searle, premiado animador de 2DTV e editor da bíblia da animação 3D, 3D World; e Antti Jokinen, renomado diretor de clipes de artistas como Missy Elliot e Kelly Clarkson.

O grande vencedor vai ganhar uma viagem - na vida real - para Hollywood, onde conhecerá os estúdios de cinema mais famosos do mundo, com acompanhante. "O filme vencedor terá uma combinação de criatividade, timing e talento artístico, e vai provar que os jovens podem ser tão bons quanto seus ídolos em Hollywood", diz Marcus Imaizumi, country manager da empresa que gerencia o Habbo Hotel no mundo, a Sulake Coorporation.

Na primeira edição do festival, em abril de 2006, foram produzidos mais de 700 mil curta-metragens animados, que foram vistos mais de seis milhões de vezes pelos membros da comunidade Habbo Hotel no mundo. O Habbo Hotel é um MMOG (Massive Multiplayer Online Game), onde os jogadores desenvolvem seus personagens e entram em contato com internautas do mundo todo. A versão em português conta com 2 milhões de usuários com idade média de 12 e 17 anos. Mundialmente, a comunidade virtual contabiliza cerca de 78 milhões de personagens criados e 7,5 milhões de acessos mensais.

Atualizado em 6 Set 2011.