Guia da Semana

Foto: Getty Images



Enfim, férias! Poder fazer o que quiser dá uma maravilhosa sensação de liberdade e abre portas para um milhão de possibilidades de programas legais, divertidos e diferentes. Mas a tentação de ficar vendo televisão de pernas para o ar o dia todo também é grande. Então fique de olho para seus dias de descanso não passarem em branco.

Sempre me dou de presente os primeiros dias para realmente não fazer nada, principalmente quando saio de um ritmo frenético para ter um recesso merecido (é o caso deste ano, por exemplo). Esqueço tudo por dois, talvez até três dias e me reservo ao direito de dormir, comer, ver porcaria na televisão, mexer no computador, fazer carinho nas gatas e na cachorra. Ou seja: ficar à toa.

Depois, com mais disposição, planejo os dias seguintes com as coisas mais legais que sempre quero fazer e não tenho tempo. Vale tudo, desde passeios no parque e idas ao cinema, teatro e museu, até viagens e restaurantes, bares e baladas que quero conhecer. O tempo livre nos engana, porque parece que nunca vai acabar, mas acredite, se você bobear as aulas recomeçam e suas férias foram totalmente improdutivas (história verídica e experiência própria).

Outra opção legal é rever pessoas com as quais não falamos sempre, pela distância ou por falta de tempo. Ter os horários flexíveis ajuda muito na hora de combinar os programas. Dá também para aproveitar um cinema bem no meio da tarde ou até na hora do almoço, algo quase impensável em época letiva. Sabe aquele livro que você queria ler, mas sempre perdia em ordem de prioridade para as leituras escolares? Ressuscite-o! Basicamente, não deixe o ócio de consumir e se agarre a cada minuto de suas férias: você sentirá falta delas.
Quem é o colunista: Fernanda Carpegiani - Uma jovem cheia de energia, que aproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.