Guia da Semana

Antes da onda colorida, óculos fashions e as letras românticas do estilo emo, há alguns anos, quatro ingleses fizeram a cabeça de muitos jovens. Com estilo diferente e, por que não, extravagante, o vocalista era excêntrico, a banda compunha, fechava o som e a sintonia era perfeita. Um mais quieto, outro debochado, alguns polêmicos. Esse é o Queen! Não há ao certo um perfil para definir o grupo que, entre 1973 e 1995, lançou 15 álbuns, em estúdio, e alcançou o topo das paradas mundiais.

Fonte de inspiração para uma centena de novas caras do mundo do rock, esses ´dinossauros´ comemoram em 2011 40 anos de carreira. Para celebrar a data, novidades não faltam. Nos planos para a homenagem ao quarteto estão relançamentos de álbuns, produção de uma cinebiografia, documentários inéditos e até mesmo uma exposição em um galpão na terra natal dos caras. Saiba mais sobre os donos do hino "We Are The Champions, my friends", que arrastaram e cultivam uma legião de fãs em todo o mundo.

Na vitrola

Referência no rock, o Queen tornou-se febre nos anos 70 e 80 e vendeu mais de 400 milhões de cópias no mundo. Freddie Mercury ( veja biografia), Brian May, Roger Taylor e John Deacon são hoje considerados o suprassumo do estilo por críticos, que na época os taxavam de brega. Após permanecerem por mais de 37 anos na mesma gravadora (EMI), em 2011, assinaram um novo contrato, dessa vez com a Universal Music.

Como parte da comemoração dos 40 anos, a nova responsável pelo registro fonográfico do quarteto relançará em 2011 os 15 álbuns de estúdio, com a formação original. A primeira parte trará às lojas os cinco primeiros registros da banda: Queen (1973), Queen II (1974), Sheer Heart Attack (1974), A Night At The Opera (1975) e A Day At The Races (1976).

Até o fim do ano, mais dois pacotes serão lançados. As novidades estão na remasterização, encartes, extras, etc. A gravadora ainda não confirmou a data de lançamento no Brasil.

Foto: Divulgação

Um filme, previsto para 2012, deve retratar e vida e a obra de Freddie Mercury

Na telona e na telinha

Os ingleses introduziram uma grande marca no gênero e foram um dos precursores no quesito videoclipe de rock. Clássicos como I Want to Break Free mostram que os caras eram realmente diferentes de seus grandes concorrentes diretos na época, os pintados do Kiss, e tinham personalidade forte - e muito senso de humor. Nas homenagens das Bodas de Rubi do quarteto, os registros de imagem não poderiam ser deixados de lado.

O guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor recentemente anunciaram na internet que esse ano haverá uma adaptação para as telonas do musical We Will Rock You. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e pretende contar com a ajuda do famoso roteirista Peter Morgan, que também irá participar de outra investida dos músicos: a cinebiografia do vocalista Freddie Mercury.

O longa já gera uma grande expectativa entre os fãs da banda e pretende chegar aos cinemas no segundo semestre de 2012. O responsável por viver o astro no filme é o ator Sacha Baron Cohen, famoso pelos longas Borat e Bruno e também por se envolver em polêmicas, assim como Freddie.

O enredo acompanhará desde a formação do Queen até o histórico show Live Aid, realizado estádio de Wembley, em Londres, em 1985. O longa não deverá retratar o fim da vida de Mercury, que faleceu aos 45 anos, vítima de Aids, em 1991. Ainda para homenageá-los, a emissora britânica BBC prepara um documentário inédito.

Na arte

O vocalista sempre teve um gosto apurado pela arte. Uma das grandes paixões de Freddie era a ópera. Tanto que logo introduziu a banda sua empatia pelo gênero, no primeiro single Killer Queen (1974), onde tocava piano. Como forma de homenagear o grupo e o gosto refinado dos integrantes, um galpão em Londres abrigará a exposição interativa e gratuita do quarteto: Stormtroopers in Stilettos.

O evento, que vai de 25 de fevereiro a 12 de março, reviverá os cinco primeiros anos da banda, até 1976 e a evolução dos integrantes com o passar do tempo. Para deixar os fãs, admiradores e até quem não conhece bem a banda mais próximos ao quarteto, haverá salas temáticas, áudio de arquivo pessoal, roupas usadas em apresentações e shows, além de objetos que fizeram parte da história do Queen.

Para matar a saudade da banda e começar a festejar os 40 anos da formação original, veja o Canal Oficial do Queen no YouTube.

Atualizado em 6 Set 2011.