Guia da Semana


Quem curte, mangás, animes, artes marciais, enfim, fãs da cultura oriental, agora podem se aventurar numa segunda vida chinesa. O HiPiHi é um mundo virtual nos moldes do Second Life que segue os costumes do país. Até agora, 30 mil pessoas fazem parte da comunidade, mas estima-se que esse número chegue a nada menos que 170 milhões.

O internauta não precisará decifrar os ideogramas chineses, pois a página está disponível em inglês. Mas prepare-se para encontrar um cenário cheio de templos budistas, referências às Olimpíadas de Pequim e outros símbolos da cultura local, como dragões e feng shui.

Hui Xu, um conhecido empresário de informática é o responsável pela criação, que surgiu em 2005. Foram necessários dois anos de trabalho e um investimento de US$ 3 milhões. No mundo virtual, as leis a serem seguidas são chinesas, portanto, haverá censura e restrições, principalmente nos assuntos relacionados à política.

O HiPiHi é mais democrático que o Second Life, pois destina-se a todos os públicos. Também deve ser menos capitalista que o site americano, apesar do plano econômico ainda não estar definido. O mercado imobiliário é regulado pelos próprios participantes e cogita-se a possibilidade de criar uma moeda com o linden.

Seguindo os passos do Second Life, a novidade tem tudo para se tornar bastante popular, principalmente porque apresenta novidades como o uso da telefonia celular virtual. Conheça a página em inglês!

Atualizado em 6 Set 2011.