Guia da Semana

Sem estresse

Na hora de aliviar a tensão pré-vestibular, a meditação pode ser uma boa alternativa

Fotos: Gabriel Oliveira

Para se concentrar na época do vestibular, cada estudante tem sua tática individual. Enquanto alguns optam pelo silêncio, outros preferem escutar música ou deixar a televisão ligada. Mas você já ouviu falar em meditação? Utilizada cada vez mais por esses lados, a milenar técnica oriental tem ajudado muita gente a aumentar o foco e acalmar os ânimos antes da temida prova.

A palavra do sacerdote

Entre cálculos matemáticos, fórmulas de química e questões de gramática, a meditação pode servir para organizar o enorme fluxo de conteúdo absorvido durante os estudos, além de ajudar a conter a ansiedade na hora da prova. Segundo o sacerdote da Sociedade Taoísta do Brasil, Wagner Canalonga, se praticada regularmente, a prática zen pode trazer grandes benefícios de concentração. "A meditação traz muita energia e determinação. É um exercício de força, focalização e uma prática de relaxamento, que ajuda a esvaziar a mente, no sentido de abrir um novo espaço para que o raciocínio funcione sem pressão".

Segundo Wagner, a meditação trabalha em dois pontos essenciais. O primeiro ajuda na absorção de informações necessárias. O segundo mantém o que é processado em áreas pouco utilizadas da mente, que podem ser acessadas no momento certo. A chave para o funcionamento do processo é a respiração. "Durante a prova, é importante utilizar a respiração, pois ela ajuda a circular a energia do corpo. O sangue, abre espaço na mente e oxigena o cérebro. Quem pratica uma boa respiração, nem que seja por um minuto, já consegue tirar boa parte de uma tensão para responder a alguma questão difícil", explica.

Teste

Para comprovar os efeitos da meditação, o Guia da Semana levou a vestibulanda Camille Arnaud para praticar uma aula na Sociedade Taoísta. "Me senti muito bem, principalmente no momento de meditar. Começa com uma respiração, que vai relaxando da cabeça aos pés. Como não se deve pensar em nada, chega uma hora que não se sente mais o corpo. A sensação é muito gostosa e diferente. É um momento só seu", afirma a estudante, que a partir de agora, pretende continuar freqüentando as sessões para se preparar para sua prova de medicina, no final do ano.

Fotos: Gabriel Oliveira
A estudante Camille se concentra para a prova do vestibular

Quem já fez

Em meio aos obstáculos encontrados no percurso, Mauricio Fiani, estudante de Geografia, praticou meditação durante sua época de vestibular. De acordo com o universitário, a técnica ajudou bastante na conquista da vaga. "Fiquei muito mais centrado, organizado mentalmente. Meditar me ajudou em diversas áreas da minha vida, desde arrumar meu quarto até ter mais disposição para estudar". Assim como Wagner, Mauríco destaca a respiração e a persistência como pontos essenciais. "A respiração me ajudou muito durante a prova, meditei durante dez dias consecutivos, até aprender a me concentrar e esvaziar minha mente", completa.

Fotos: Gabriel Oliveira
O sacerdote Wagner é quem comanda a meditação e auxilia o público

Cada um tem a sua

Mas também há que opte por outras maneiras de relaxamento e concentração. A estudante do ensino médio, Jéssica Moreira, por exemplo, costuma utilizar outras técnicas para esvaziar sua mente. "Acredito que meditar funciona mesmo para quem acredita e gosta disso, o que não é meu caso. Cada um tem um jeito de relaxar. O meu é ouvindo música, saindo com os amigos. Faço essas coisas para esquecer um pouco dos estudos e me concentrar", afirma a jovem.

Ohhmmmm

Embora o tradicional livro ainda continue sendo o melhor amigo de quem está se preparando para o vestibular, uma ajudinha espiritual também nunca é demais nesse momento. Por isso, separamos algumas dicas de meditação, para espantar o nervosismo na hora da prova:


? Escolha um lugar sereno onde você possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna ereta. Pode ser uma cadeira ou no chão com as pernas cruzadas

? Use roupas que não apertem nem incomodem

? Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Você se sentirá frustrado por não conseguir se concentrar e desanimará de sua prática diária

? Comece meditando com dez minutos diários. Após um período, você perceberá que esse tempo é aumentado naturalmente

? Escolha o objeto da meditação (uma estátua, um símbolo), que não necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao objeto escolhido.



Atualizado em 6 Set 2011.

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