Guia da Semana

Sem mágica!

Como fazer para deixar sempre seus filhos felizes e tranquilos? Não é nada difícil!

Foto: Getty Images


Será que existe uma fórmula para os filhos serem felizes? No momento que existir tenho certeza que muitos pais farão fila para saber como. O melhor é que esses segredos de vida podem ser ensinados desde sempre na educação dos pequenos.

Não há fórmula mágica, mas podemos ensinar para as crianças hábitos de felicidade numa forma simples, através de princípios como: responsabilidade, planejamento, respeito pelas pessoas, trabalho em equipe e equilíbrio.

Fique atento às dicas e perceba que muitas vezes não só a criança, mas você também se encaixará e ao perceber isso será maravilhoso, pois juntos vocês simplificarão a vida.

Hábito 1 - Seja ativo

É tão comum escutarmos as crianças relatando o seu tédio, que não tem nada para fazer. Eu mesma já escutei isso muitas vezes da minha enteada. E quantas vezes eu tentei mostrar ou propor uma atividade para ela que não a agradava?  Foram muitas. Descobri que não adiantava eu tentar tirá-la do marasmo, mas que ela mesma podia fazer algo a respeito. É importante ensinarmos à criança a assumir a responsabilidade sobre sua vida, se quer se divertir ou ficar entediado. Muitas vezes, achamos soluções breves e não ensinamos a criança a criar as soluções, agindo assim logo o tédio voltará.

Hábito 2 - Programe-se

Ensine a criança a planejar e perceber o começo, meio e fim de uma situação. Às vezes, perguntamos para as crianças o que elas querem ser quando crescerem. E como é bom ouvi-los! Tantos sonhos! Porém nunca falamos que para ser bombeiro é preciso estudar e se esforçar, ou seja, planejar. Conversando, podemos ensiná-las a definir metas para chegar ao objetivo. Comece desde já, até mesmo para ganhar um brinquedo novo.

Hábito 3 - Faça as coisas na ordem certa

Há momentos em que a criança adia coisas importantes para fazer, em detrimento de apenas diversão. Claro que brincar é essencial aos pequenos, mas quantas vezes eles deixam de estudar para uma prova no dia seguinte e ficam no computador fazendo outras atividades? Devemos ensinar que algumas vezes na vida devemos começar pela tarefa difícil ou a mais importante e depois poderemos nos dedicar as outras atividades.

Hábito 4 - Pensar positivo

Ensinar aos pequenos a ter pensamentos e atitudes positivas trará reflexos por toda a vida da criança. Dessa forma, ela aprenderá a pensar em si e nos outros e a buscar formas de solucionar problemas sem sofrimento. Olhar sempre o lado bom das situações. Uma forma de treinar é escrever o que acontece no dia a dia.

Hábito 5 - Primeiro tente compreender e depois ser compreendido - Ouça e depois fale

Uma das necessidades dos pequenos, e também nossa, é ser compreendido. A nós são ensinadas todas as formas de comunicação, ler, escrever e falar, menos ouvir. Ensinar aos filhos a ouvir é sinônimo de ajudá-los a se comunicarem de forma mais eficiente.

Hábito 6 - Fazer atividades juntos é melhor

Mostrar para as crianças que uma atividade, como ajudar a arrumar o quarto ou arrumar a cozinha após o jantar, torna-se muito mais rápida quando feita em equipe. Um tira a mesa, outro limpa, outro lava louça, outro varre o chão. Dessa forma, trabalhando juntos, encontrarão formas e soluções melhores do que fazendo sozinhos.

Hábito 7 - Sinta-se melhor em equilíbrio

Nós somos divididos em quatro partes: corpo, coração, mente e alma. E, para que fiquemos bem, todas as partes precisam de atenção. Ficar brincando no computador, por exemplo, estimula a mente, mas se permanecer muito tempo não cuidará do corpo. É necessário também brincar de outras formas com o corpo, como brincar de carrinho ou boneca.

Quer saber mais?

Leia o livro Os 7 Hábitos das Crianças Felizes. Autor Sean Covey - Editora Nova Fronteira

Leia as colunas anteriores de Denise Gurgel:

Quais são os motivos?

Sensações e sentimentos

Ame-se primeiro


Quem é a colunista: Denise Gurgel.

O que faz: Fisioterapeuta atuante na área materno-infantil e especialista em shantala

Pecado gastronômico: Pães - todos os tipos, formas e sabores!

Melhor lugar do Brasil: Parece clichê, mas é a minha casa.

Fale com ela: contato@cursoshantala.com.br ou acesse seu site.

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte