Guia da Semana

Semana de prova

Ter seus conhecimentos testados é um desafio, mas com calma e preparação, fica mais fácil superá-lo

Foto: Getty Images


Aquela folha em branco na sua frente, as perguntas rodando dentro da cabeça e as respostas que teimam em não aparecer. Quem nunca passou por um aperto desses durante uma prova complicada? Às vezes a gente estudou, sabe tudo, mas na hora o nervosismo faz nosso cérebro travar...é o famoso "branco".

Enfrentei muitas situações como essa no colégio. Por ficar angustiada e ansiosa com o teste, assim que pegava o papel nas mãos, acontecia um grande branco na minha mente. Em muitas ocasiões, eu conseguia respirar fundo e dizer para mim mesma: "Calma, você sabe responder essas perguntas. Fique tranquila e vá escrevendo o que lembrar". É uma boa técnica para desacelerar e melhorar a concentração. Você também pode comer um chocolatinho ou tomar um gole de água para tentar se acalmar.

Normalmente, o "branco" acontece porque estamos inseguros. Ter que fazer uma prova para testar seus conhecimentos sobre um determinado assunto gera o medo de falhar - "E se eu não souber alguma resposta? E se eu não souber NENHUMA das respostas?". Para se prevenir, o melhor é estar bem preparado, com a matéria toda revisada na cabeça. Claro que você terá dúvidas em um ou outro ponto, que pode ser discutido com a professora ou professor, ou ainda com os colegas de classe. Estudar em grupo também é uma boa opção.

No momento da prova, pense: "Eu fiz tudo o que podia", mesmo que você não tenha estudado o suficiente. Neste ponto, já não há mais nada a se fazer, então concentre no que você fez e já sabe para garantir as questões que consegue responder. Depois, faça um exercício de memória ou de raciocínio lógico para tentar acertar as outras que você não sabe.

Pensar racionalmente e sistematicamente ajuda o nosso cérebro a funcionar melhor. Entrar em pânico não vai adiantar, pois as coisas embaralham na nossa mente e aumenta as chances de errarmos. Por isso, mantenha sempre o pensamento focado e os ânimos tranquilos: você passará por muitas provas na vida, escritas ou não, e precisará superá-las da melhor forma possível.

Quem é o colunista: Fernanda Carpegiani - Uma jovem cheia de energia,  que aproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ela: fecarpe@gmail.com

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte