Guia da Semana

Foto: Getty Images


Eu sempre fui de gastar com bobeiras, mas confesso que gostava de poupar também. Nunca acabei com a minha mesada antes do final do mês. Sempre pensei: "É melhor guardar, pois só vou ganhar esse din din no mês que vêm". Mas eu não ficava satisfeita com essa demora, queria que o dinheiro se multiplicasse para poder ir ao salão fazer escova mais vezes, comprar o tênis da moda e todas as revistas que eu gostava de ler. Ah ! Não posso esquecer de contar que eu comprava e importava tudo o que via pela frente do Hanson. Gente, como eu tenho material do Hanson. Uma fortuna aqui guardada. Mas, enfim, fez sentido na época e valeu a pena!

Antes de terminar o colégio pensei em trabalhar, mas em quê? Estudava o dia inteiro e meus pais não gostavam muito da ideia. Foi aí que propus para a minha mãe fazer serviços domésticos, para a minha mesada dobrar. Desde a minha época, a lei só permite que jovens entre 16 e 18 anos começassem a trabalhar, o que dificulta muito o jovem a ingressar no mercado de trabalho. Lá pelos meus 17 anos, algumas amigas, para comprarem roupas e terem dinheiro para fazer aquelas viagens de turma, começaram a trabalhar em lojas por meio período. Outras vendiam doces e bijouterias para conseguirem um dinheirinho extra mas, com o tempo, percebi que elas estavam tão gananciosas pelo dinheiro que vinha através dessas atividades que os estudos ficaram em segundo plano. Aí começaram as notas baixas, reclamações e a recuperação. Por sorte nenhuma delas repetiu, mas ficou a lição que, para trabalhar e estudar, deve-se ter disciplina.

Hoje sei que muitos adolescentes e jovens trabalham para ajudar em casa e não para gastarem com si próprios. Uma atitude muito nobre, mas que merece atenção do mercado de trabalho e dos professores. Estudar à noite não é fácil, pois você acordou cedo, pegou condução e trabalhou o dia inteiro. Quando chega a noite tem que ir estudar e, para isso, tem que ter muita força de vontade do adolescente, apoio da família e da própria rede de ensino.

Voltando à minha adolescência...Eu estava louca para entrar na faculdade de jornalismo e começar a escrever em um uma revista. Sonho meu! Mal eu sabia que, até chegar lá, iria demorar anos. Meu primeiro salário, profissionalmente falando, veio aos 19 anos quando comecei a trabalhar no departamento de comunicação de um hospital. Lembro como se fosse hoje: gastei tudo em roupas. Guardei apenas R$ 50,00 no banco.

Estudava de manhã, corria para o estágio de metrô e, no final do dia, corria para casa estudar, fazer trabalhos, ler livros, etc. Perdi a conta de quantas vezes fui dormir às 2h, 3h da manhã estudando e fazendo trabalhos de faculdade. No final das contas percebi que sempre teremos que estudar e trabalhar ao mesmo tempo, pois não se pode parar. Tem sempre um curso de especialização, um projeto novo, o inglês, o alemão, a pós-graduação e por aí vai. A vida é assim! Para Ser independente é preciso saber, e conciliar é obrigatório.

Depois, com o tempo, fui aprendendo a lidar com o salário e controlar melhor os gastos. Comecei a ser colaboradora em alguns sites e revistas. Com o tempo fui pulando de estágio em estágio até me formar e, hoje, tenho duas carreiras dentro do jornalismo, como assessora de imprensa e repórter de beleza e comportamento.

Confesso que tinha muito medo de ir mal na faculdade e nos estágios, mas aprendi muito e não deixei minhas notas caírem. Fui fundo e com muita garra. Hoje eu posso aconselhar você que quer seguir uma carreira. Comece cedo, se possível antes dos 18 anos. Isso não só fará com que você alcance a independência, como também irá ajudá-lo a amadurecer mais rápido. Depois você irá perceber que estar inseguro aos 18 anos e, ao mesmo tempo, ter fome de independência é muito positivo. Quem tem sonho e disciplina é inteiro e ser inteiro é ser muito corajoso!

Leia a coluna anterior de Joyce Müller:

Novo começo

Quem é a colunista: Joyce Müller. Ama São Paulo. Uma jornalista por formação. Uma escritora por amor. Por esporte escreve crônicas. Gosta de tudo um pouco e adora misturar. Blogueira. Ama o mundo teen, coisas fofas e cuties.

O que faz: Sou Jornalista na área de beleza, saúde, cultura, decoração, teen e o que mais me permitirem falar.

Pecado Gastronômico: Doces ! Quindim e Brigadeiro de panela.

Melhor lugar do mundo: Minha casa e meu jardim. Sou uma Alice no meu país das maravilhas!

Fale com ela: [email protected], a siga também no twitter (@joymuller) ou acesse seu blog.

Atualizado em 1 Dez 2011.