Guia da Semana

Foto: André Luiz Fogazza Marquejane


Após ser prestigiada por consagrados nomes do cenário tecnológico - do quilate do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, e do cientista Tim Berners-Lee -, a Campus Party teve um grand finale estrelado por ninguém mais do que Steve Wozniak. Carinhosamente apelidado de Woz, o cofundador da gigante Apple subiu ao palco principal do evento no último sábado, dia 22, mas, antes, se dirigiu à Sala Vip da Área Expo para conceder entrevista coletiva a um restrito grupo de jornalistas.

Em pouco mais de 30 minutos, Woz falou sobre diversos assuntos: fez jus a sua fama de piadista ao divulgar sua biografia, usou arquivos gravados no fundo de sua memória para relatar suas primeiras experiências no mundo da tecnologia, e ainda expôs suas geniosas perspectivas de mercado.

Mas o grande ponto da coletiva ficou por conta da sua (já famosa) visão futurística com relação aos tablets e smartphones das multinacionais Apple e Google. De acordo com o engenheiro, as próximas linhas de produtos destas fabricantes, apontadas por alguns como a quarta geração do mercado, terá como característica principal o comando por voz. "A fala e a linguagem são muito interessantes, e o futuro destes produtos está concentrado nelas. O futuro terá toda eficiência oferecida pelo comando por voz", prevê Woz.

Em meio a constantes perguntadas voltadas para as configurações de iPad e Android, um repórter venezuelano descontraiu o ambiente ao questionar o cientista sobre sua participação em uma possível Campus Party 2012 na capital da Venezuela. Carismático como sempre, Woz respondeu prontamente o perguntado, animando sua imensa legião de fãs geeks: "Me apaixonei pela Campus Party. Se tiver um convite do pessoal de Caracas, eu gostaria de ir", concluiu.

Atualizado em 6 Set 2011.