Guia da Semana

Com apenas 14 anos, ele já atua como gente grande e está ao lado de figuras de destaque da dramaturgia brasileira. O ator David Lucas, o Espeto de Caras & Bocas, vem chamando a atenção da crítica especializada por seus personagens cômicos e espertos. Na atual novela, o ator mirim está ao lado de nomes como Marcos Pasquim, Bete Mendes, Elizabeth Savala e Maria Clara Gueiros, com quem atuou em Minha Nada Mole Vida ao lado também de Luiz Fernando Guimarães.

O ator bateu um papo com o Guia da Semana e conta sobre seus trabalhos, sua vida no meio artístico e o que faz nas horas vagas.

Guia da Semana: Quando você resolveu seguir a carreira artística?
David Lucas:
Além de a minha mãe ter 20 anos de teatro (a atriz Denise Peixoto), todo final de semana eu assistia minha irmã fazendo uma peça, até que a diretora me chamou para participar também. Eu aceitei, trabalhei na peça e, depoi,s entrei para uma agência. A partir de então, fiz testes e passei para trabalhar na TV Globo.

Guia da Semana: Primeiro você começou no teatro e logo foi para a televisão. Como foi esse processo?
David:
Foi um processo natural. Depois que eu fiz alguns testes, passei para fazer a minissérie Pequeno Alquimista, com oito anos. Eu ainda estava descobrindo como é o trabalho. Foi um pouco cansativo, porque era a minha primeira atuação, mas muito legal, porque eu trabalhava com comédia, que eu gosto.

Guia da Semana: Seu primeiro trabalho nas telinhas foi na novela Alma Gêmea. Como foi interpretar o Terê?
David:
Foi muito maneiro, porque experimentei de tudo ali: comédia e drama. Foi um papel muito legal, porque era um menino de rua. Para mim, na época, foi um papel grande.


Foto: Divulgação Rede Globo/ Kiko Cabral
O ator na série Minha Nada Mole Vida

Guia da Semana: Tanto na série Minha Nada Mole Vida quanto no seu atual trabalho em Caras & Bocas, você está no núcleo cômico das produções. Você gosta de fazer comédia? Tem vontade de fazer outros tipos de papéis?
David:
Adoro interpretar personagens cômicos. Tenho vontade de fazer um vilão, não muito melancólico, mas nada como uma comédia pastelão.

Guia da Semana: Na trama Beleza Pura, você atuou como um menino que precisa de tratamento médico. Você acha mais difícil fazer drama ou comédia?
David:
O drama é mais difícil pelas cenas tristes, de choro. Quando eu era mais novo, até tinha mais facilidade de chorar. Na comédia, você faz algo mais natural. Não é que o drama não seja natural, mas exige um pouco mais, até para a cena ficar melhor. Na comédia, se você é cara de pau, está ótimo.

Guia da Semana: Como foi trabalhar com Luiz Fernando Guimarães e Maria Clara Gueiros em Minha Nada Mole Vida? E o que achou quando soube que trabalharia com ela novamente?
David:
Foi excelente. Foi um aprendizado, tanto com o Luiz Fernando, que faz muito bem comédia e é gente boa, quanto com a Maria Clara, que tem uma boa veia cômica. Valeu também por ser um programa bom de fazer. Quanto a voltar a trabalhar com a atriz, quando soube achei muito bom. Além de ela ser uma excelente atriz e uma pessoa maravilhosa, eu já sabia como ela trabalhava.


Guia da Semana: E como é trabalhar com artistas como Marcos Pasquim, Bete Mendes, Elizabeth Savala e Malvino Salvador?
David:
Eu acho muito bom, porque você vai pegando um pouco de cada um e aprendo muito com eles.

Foto: Divulgação Rede Globo/ David e Almeida
Atualmente na novela Caras & Bocas, o ator é Espeto, filho de um pintor
que estava na miséria até encontrar um chimpanzé que gosta de pintar

Guia da Semana: Tem vontade de trabalhar com cinema?
David:
Tenho muita curiosidade de atuar no cinema. Deve ser uma oportunidade muito boa, porque é possível ver seu trabalho repetidas vezes. O reconhecimento do seu trabalho é muito bom.

Guia da Semana: Como é crescer no meio artístico?
David:
Apesar de ser diferente da rotina dos meus amigos, é um compromisso como todos os outros. Você é obrigado a arcar com as consequências, com o que pode surgir. É uma vida imprevisível, mas não é nada difícil, já estou acostumado.

Guia da Semana: Quem são seus ídolos?
David:
Não tenho ídolos. Mas eu poderia citar o Marcelo Adnet, pela comédia e pelo improviso.

Guia da Semana: Mesmo trabalhando em séries e novelas, você também arruma tempo para se divertir?
David:
Sempre. Aqui dentro também já é uma diversão. Melhor fazer o que se gosta do que ficar em casa sem fazer nada.

Guia da Semana: O que você gosta de fazer nas horas vagas? Se não fosse ator, há alguma profissão que gostaria de seguir?
David:
Eu gosto de andar de patins. E, se não fosse ator, gostaria de trabalhar com algo bem prático, dinâmico.

Guia da Semana: O que sonha em fazer daqui alguns anos?
David:
Penso em fazer uma faculdade, para não depender só do trabalho de ator, porque tem altos e baixos. Eu faria algo relacionado a Informática, Robótica. Já pensei em fazer Veterinária, mas tem anatomia, e não é para mim.

Bate-Bola
Nome completo: David Lucas Peixoto Valle de Paz
Data de Nascimento: 04/03/1995
Cidade onde nasceu: Nova Friburgo/RJ
Signo: Peixes
Um ator: Tony Ramos
Uma atriz: Elisabeth Savala
Um livro: A Cabana
Uma canção: Furfles feelings, de Marcelo Adnet

Fotos álbum: da dir p/ esq, Divulgação Rede Globo/ Gianne Carvalho ( O Pequeno Alquimista); Zé Paulo Cardeal ( Alma Gêmea); João Miguel Junior ( Minha Nada Mole Vida); Kiko Cabral ( Minha Nada Mole Vida); João Miguel Junior ( Beleza Pura); Renato Rocha Miranda ( Beleza Pura); João Miguel Junior ( Alma Gêmea); João Miguel Junior ( Caras & Bocas); Kiko Cabral ( Minha Nada Mole Vida); João Miguel Junior ( Minha Nada Mole Vida).

Atualizado em 1 Dez 2011.