Guia da Semana

Tempo de renovação

Enquanto 2009 dá seus últimos suspiros, vale repensar sobre tudo o que aconteceu e planejar os próximos 12 meses

Foto: Getty Images


O ano está quase acabando! Finalmente podemos descansar e nos preparar para os novos acontecimentos: o próximo ano na escola, o primeiro dia na faculdade, a entrada no cursinho e muitas outras escolhas que fazemos nesta fase da vida. É também um momento para repensarmos as atitudes e mudanças de 2009, além de - claro - curtir as festas, os presentes e a vida mansa das férias.

Resoluções de ano novo parecem uma grande besteira num primeiro julgamento e, por muitos anos, resisti às listinhas e, principalmente, às promessas. Mas depois de 12 meses complicados, corridos e exaustivos, comecei a reconsiderar o tal balanço de fim de ano. Nesta época, o ritmo da rotina diminui e temos mais tempo para refletir, olhar para trás, relembrar os principais fatos do ano, inclusive os altos e baixos. Porque não aproveitar para se renovar?

Pense em tudo o que você fez e deixou de fazer. As pessoas que conheceu e aquelas com quem nunca mais falou, os amores começados e terminados, as brigas com a família e os amigos, os apuros e situações perigosas, as coisas mais excitantes e divertidas. Um ano é muito tempo! Ainda mais quando estamos em pleno desabrochar da vida, curtindo tudo e todos, sem querer perder um segundo sequer da maravilhosa juventude.

Aprendemos muito em um ano. Erramos, acertamos, sofremos e sorrimos, às vezes mais, às vezes menos. Para quem teve um péssimo ano, esta época é ótima para esquecer e deixar tudo de ruim no passado. Os sortudos que viveram um ótimo 2009 têm o maior fôlego para encarar 2010 felizes e saltitantes, esperando dias melhores ainda ou, no mínimo, tão bons quanto os últimos 365.

Uma boa dica é fazer listas mentais: coisas que fiz e não deveria ter feito (para não repetir as burradas); coisas que não fiz e deveria ter feito (para não se arrepender mais); pessoas que conheci e quero manter contato (para mantê-las sempre próximas); pessoas com as quais perdi contato (para fazer uma reaproximação); livros que li e mais gostei; filmes que vi e adorei; livros e filmes que ainda quero ler e ver; piores momento; melhores momentos. As possibilidades de reflexão são infinitas e não podem ser desperdiçadas!

Quem é o colunista: Fernanda Carpegiani - Uma jovem cheia de energia,  que aproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ela: fecarpe@gmail.com

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte