Guia da Semana

Divulgação/Arquivo pessoal
Os KLBzinhos, há algum tempos, com os papagaios Kito e Juliano. Além das aves ilegais, será que pilotavam motos com menos de 18 anos?

Imagine você em casa, no maior papo com amigos de longa data, quando, de repente, alguém entra e os leva embora, dizendo que talvez você nunca mais volte a vê-los. Coisa louca, não? Pois é assim que os representantes das três letras do grupo musical KLB estão se sentindo depois que o Ibama apreendeu seus dois papagaios, Kito e Juliano.

O casal de aves, da espécie amazona aestiva, estava com a família há cerca de 20 anos e foi apreendido no dia 19 de março após denúncia da Polícia Federal ao Ibama sobre a falta de registro dos animais. O algoz que prendeu os amiguinhos de Kiko, Leandro e Bruno foi o analista ambiental Carlos Daniel Gomes Toni, que realizou uma ação de busca e apreensão na casa dos Scornavacca (sobrenome da família).

Segundo a assessoria do trio, eles estão inconsoláveis. Kito e Juliano pertenciam a antiga dona da chácara da família em Piracicaba, interior de São Paulo, que, ao vender a casa, deixou-os de presente aos meninos, que se afeiçoaram logo de cara. Kiko e Leandro eram os mais apegados...

A assessoria informou também que eles eram bem tratados, não tinham as asas cortadas, viviam livres e só iam para a gaiola à noite, por segurança. E que Francesco Scornavacca, pai dos cantores, fez um apelo ao chefe do Ibama, Luis Antonio Gonçalves de Lima, para que pudessem realizar o registro e ter os animais de volta, alegando que as leis de proteção ambiental que proíbem a família de manter os entes queridos por perto não haviam sido promulgadas naquela época. Papai Scornavacca disse que alguns shows do grupo chegaram a ser cancelados por "abatimento moral de seus integrantes". Ou será que os papagaios é que dublavam os meninos? Éééé..."Baby, te vejo tão longe, de mim tão distante, além do horizonte...".

Mesmo com toda a súplica, o Ibama afirmou enfaticamente que a apreensão é irreversível e que os papagaios não serão devolvidos à família em hipótese alguma, mesmo ela tendo quitado a multa de R$ 1.000 pelo caso e estando em frangalhos. As aves foram encaminhadas ao Parque Ecológico do Tietê, na região leste de São Paulo, e estão sendo tratadas para que possam ser devolvidas em breve à natureza, caso os biólogos aprovem a decisão.

Manifestações
Pela Internet, muitas pessoas opinaram sobre o caso. Nos blogs dos fãs, o maior argumento era que, com tantos animais soltos por aí e precisando de cuidados, foram confiscar logo os papagaios dos KLBs, que isso é marketing. Outros, não fãs, ficam felizes pela apreensão e devolução dos animais silvestres ao seu habitat natural, bem como pelo cancelamento dos shows.

No Orkut, a comunidade " Devolvam o papagaio do KLB", cuja descrição é "Pra quem axa q é um absurdo terem tirado o papagaio do Kiko do KLB nos qremos q vcs devolvam o papagaio pra ele!!!! [ sic]", já tem 23 participantes. Agora, de verdade, com esse texto não parece que tiraram outra coisa do Kiko? Isso, esse "papagaio" mesmo que você está pensando...

E no Twitter do Neto, aparece um relato de graça: "agradeço ao ibama a graça alcançada. Shows do KLB cancelados graças à apreensão dos papagaios.

Para musicar o caso
Além de "Ela não está aqui", música citada no final do quarto parágrafo, selecionamos mais três letras de músicas cantadas pelo KLB para ilustrar o momento:

Eu só penso em você
"Sonhando acordado,
Me pego pensando
Na falta que você me faz
Os dias são longos
As horas não passam
E as noites já não são iguais (...)"

Ainda vou te encontrar
"(...)O meu dia - dia tá vazio sem você
Tanta solidão amor pra quê?
Eu ainda lembro o dia que você partiu
Uma dor imensa o meu peito invadiu
Já faz muito tempo eu tô tentando achar a paz
Volta pois eu não agüento mais (...)"

A dor desse amor
"(...) que eu estou morrendo
Morrendo por dentro, (estou morrendo)
É tanta saudade morando em meu peito, uhuh
Vida devolva as minhas fantasias,
Meu sonho de viver a vida,
Devolva-me o ar (aqui, troque "ar" por "casal de papagaios")"

Atualizado em 1 Dez 2011.