Guia da Semana

Foto: Reprodução/Flavio Florido

Maurren Maggi chegou aos Jogos de Pequim como uma das possíveis medalhistas da prova de salto em distância, ao lado da portuguesa Naíde Gomes. No entanto, o maior adversário a ser batido pela brasileira era seu próprio passado. Longe do esporte desde 2003, Maggi voltou a treinar apenas em 2006, três anos depois de ser flagrada no exame antidoping nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.

A atleta ficou fora do Pan e das Olimpíadas de Atenas em 2004, abandonou o esporte e passou a se dedicar apenas à sua vida pessoal. Durante esse período, Maggi teve sua filha Sophia, a quem sempre dedica suas conquistas. No entanto, com muita força de vontade, a atleta decidiu voltar aos treinos e logo recuperou a forma física e os bons resultados.

A primeira aparição da atleta em competições de peso foi no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, quando ela ficou com o ouro no salto em distância. Porém, era em Pequim que a atleta queria mostrar que a vitoriosa Maurren Maggi estava, definitivamente, de volta. E se há alguns anos, a sorte não estava ao lado da brasileira, em 2008, ela não teve do que reclamar.

Tudo começou quando a maior rival de Maggi, a portuguesa Naíde Gomes, decepcionou e não passou das eliminatórias do salto em distância. Já na reta final, a brasileira acertou o primeiro salto, atingindo a marca de 7,04 m, e garantiu a segunda medalha de ouro do Brasil em Pequim.

Apesar de a segunda colocada, a campeã das últimas Olimpíadas Tatyana Lebedeva, ter saltado apenas um centímetro a menos que Maggi, a consagração da atleta brasileira foi ainda melhor do que ela poderia ter imaginado: além de campeã olímpica, Maurren Maggi fez história ao se tornar a primeira mulher brasileira a ganhar o ouro em competições individuais.

Atualizado em 6 Set 2011.