Guia da Semana

Por Luiza Helena Marcondes


"Quando contei à minha filha Helena, de cinco anos, que estava grávida, ela vibrou de felicidade. Mas depois que Alexandre nasceu, nossa vida virou um pesadelo", conta Cleuza Rodriguez de Andrade, esteticista. A menina tinha acessos de raiva, chorava por qualquer motivo, mostrava um profundo sofrimento.

Assim como na família Andrade, o nascimento de um irmão pode trazer uma série de conflitos. O mais velho não entende que o bebê precisa de cuidados e que a atenção dos pais, naquele momento, será voltada para o recém-nascido. "A criança, no início, fica muito angustiada: imagina que todos deixarão de gostar dela para idolatrar o novo membro da família. Isso é muito comum", explica a psicóloga Luciana Gentilezza, de São Paulo.

Nada mais que a verdade
O problema, no entanto, pode ser minimizado se você for capaz de preparar o clima para a chegada do bebê. Conte a seu filho mais velho, em doses homeopáticas, que ele irá ganhar um irmão ou irmã. Espere os três primeiros meses de gestação para dar a notícia. "Como nesse período há riscos de um aborto espontâneo, a criança ficará muito confusa se o "presente" prometido não chegar", diz a psicóloga. De acordo com ela, a melhor hora para comunicar a novidade é quando a barriga começar a aparecer.

Continue lendo sobre o assunto no Click Filhos

Atualizado em 6 Set 2011.