Guia da Semana

Foto: Nino Andrés

Lulu Camargo, John Ulhoa, Fernanda Takai, Ricardo Koctus e Xande Tamietti com seus brinquedinhos que fazem o som de verdade do novo álbum do Pato Fu

Tendência ou coincidência? Essa é a questão para o público sobre a nova onda de grandes artistas apresentando projetos com e para as crianças. A mais nova a enveredar por esse segmento foi a banda Pato Fu. O quinteto mineiro ganhou integrantes-mirins nos vocais, que são bem pequenos em tamanho e grandes no talento. O grupo lançou, neste mês, seu álbum mais recente: Música de Brinquedo. O grande plus desse trabalho é ter todos os arranjos e melodias produzidos em instrumentos de brinquedo ou miniaturas.

Fernanda Takai, vocalista da banda, revela que reuniram os instrumentos que tinham -alguns ganhados-, compraram outros e até pediram outros emprestado. Tudo para escolher os que mais se encaixavam nos arranjos de cada música. "Alguns tinham um som muito bom, mas a afinação não dava. Outros tinham escalas transpostas e tivemos de aprender a lidar com eles. A limitação foi a palavra-chave para montarmos o quebra-cabeça", explica. Flauta, xilofone, kalimba, escaleta, metalofone, glockenspiel, kazoos, apitos, tecladinho-calculadora, saxofone de plástico, pianinho, minibateria e os brinquedos Drawdio, que é um lápis-instrumento, e Genius, que emitia sons através de botões coloridos, foram alguns dos itens utilizados para dar uma releitura infantil a grandes clássicos da música nacional e internacional. Os destaques ficam para Primavera, imortalizada na voz de Tim Maia, Todos Estão Surdos, de Roberto Carlos e Erasmo, Live and Let Die, cantada por Paul McCartney e Love Me Tender, de Elvis Presley.

A banda justifica a escolha de músicas consagradas, pois o impacto das pessoas seria muito maior ao ouvir o que já conhecem - os mesmos arranjos -, mas tirados de instrumentos de brinquedos, nota por nota. John Ulhoa é o responsável pela produção do álbum, além de ser o guitarrista da banda. No entanto, é visível nos making of disponíveis no site do Pato Fu que o mérito do produto final é fruto também da criatividade dos demais integrantes. "O mais complicado foi a captação de som, além da afinação. Dá pra ver (nos making of) claramente como foi difícil, mas muito divertido", conta Fernanda.

Foto: Divulgação

O segundo CD do Adriana Partimpim Dois conta com regravações grandes nomes da música nacional, como Caetano Veloso, Erasmo Carlos e Roberto Carlos

De gente grande para gente pequena

Puxando pela memória, é possível lembrar de outros artistas famosos que fugiram do seu público-alvo original para realizar um trabalho com cunho infantil, mas nem sempre restrito. A precursora foi Adriana Calcanhoto, com os dois álbuns Partimpim, em que dá uma cara mais lúdica a músicas conhecidas e inclui algumas inéditas. O CD Pequeno Cidadão foi outro projeto feito para e com os pequenos. Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto trouxeram seus filhos para o universo da música e fizeram um belíssimo trabalho com quatorze canções autorais e vários shows.

Os mestres da levada baiana Ivete Sangalo e Saulo Fernandes encantaram a todos com o álbum A Casa Amarela, em que gravaram composições próprias recheadas de bom humor e com temáticas de bichos, cotidiano infantil e até mesmo sobre fazer xixi na cama. Jair Oliveira e Tânia Khalill montaram um espetáculo, escreveram um livro e gravaram um CD, todos intitulados Grandes Pequeninos, cuja principal inspiração foi a filha Isabela. No projeto, eles abordaram o universo mágico dos bebês e dos pais novatos, as obrigações e as alegrias desse convívio.

Já o diferencial de Música de Brinquedo é que não foi um álbum feito diretamente para as crianças, mas muitas vão gostar pelo simples fato de se identificarem com as vozes fofinhas e as afinações imperfeitas. "Fizemos um disco pra gente mesmo, somos o nosso primeiro público. Não é um projeto especial, é um álbum de carreira do Pato Fu, que foi feito com orgulho", relata Fernanda. A vocalista revela que há muito tempo a banda planeja um disco nesses moldes e a primeira inspiração veio em 1996, quando ouviram um disco da turma do Snoopy cantando Beatles. O segundo incentivo surgiu com o nascimento de Nina, filha de Fernanda com John Ulhoa, em 2003. O evento aumentou a quantidade de instrumentos de mentirinha na casa deles, levando à concretização da ideia de gravar esse CD. "Acho que a Nina não pensava seriamente no que fazia. Estava brincando de gravar. Depois que viu tudo pronto, ficou muito feliz e conta para todo mundo agora", confessa Takai.

Foto: Divulgação

O espetáculo Grandes Pequeninos foi encabeçado pelo casal Tânia Khalill e Jair Oliveira, inspirados na sua filha Isabela

Turnê divertida

Mais do que tudo, os integrantes do Pato Fu parecem estar se divertindo muito com esse novo álbum. O show de estreia aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto, no Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro. Mais parecia uma festa do que um espetáculo de música. Diferente do Pequeno Cidadão, que trazia para o palco as crianças em suas apresentações, Música de Brinquedo vai ganhar dois bonecos criados pelo grupo teatral Giramundo, que 'susbstituirão' os vocais infantis: Nina, Mariana e Matheus. "Os bonecos são monstrinhos, terão vozes de monstros mesmo. É tudo ao vivo e são os marionetistas quem vão cantar", informa Fernanda.

Para quem já ficou encantado só de ler sobre o novo álbum do Pato Fu, a dica é ficar atento aos próximos shows. Os espetáculos acontecerão em Belo Horizonte, nos dias 4 e 5 de setembro, no Teatro Dom Silvério. No final do mês, dias 17, 18 e 19, o Pato Fu se apresentará em São Paulo, no Sesc Vila Mariana. Quem ainda não ouviu nada sobre o Música de Brinquedo, pode aproveitar a prévia no vídeo abixo.




Atualizado em 1 Dez 2011.