Guia da Semana

Foto: Marco Lima


A pintora Tarsila do Amaral e suas obras viraram tema de um espetáculo de dança para crianças e adultos muito inusitado. A Vila Tarsila, que entra em cartaz no Teatro Vivo no dia 6 de agosto, traz coreografias, música e um pouco da magia do teatro para contar a história da pintora que inaugurou a arte moderna no Brasil.

A iniciativa de mostrar a arte para os pequenos veio da diretora Miriam Druwe, da Cia Druw de teatro. A peça mostra, em particular, a infância de Tarsila, vivida no interior de São Paulo, e como essa vida a influenciou nas suas obras. "Ela desenhava o que via nas suas viagens, como se fosse uma câmera fotográfica", conta Miriam.

Aliás, Tarsila, quando era menina, recebeu influências muito variadas. Sua educação formal foi toda à moda francesa - ela, inclusive, aprendeu a falar a língua de Voltaire ainda criança. Mas também a vida simples do interior a fascinava, e isso fica muito evidente nas suas obras. O Abaporu, sua obra-prima, é um exemplo dessa inspiração. "Tarsila acha que ele é uma assombração", diz. "E nós, enquanto companhia de dança, perguntamos 'o que será que ele está fazendo ali?' 'Como ele irá andar?'", explica.

Ele, aliás, é um dos "personagens" da peça, representado por um boneco articulado, em que os dançarinos manipulam seus grandes pés e mãos. O resultado? Um ser meio desengonçado, que interage com a peça e desperta a curiosidade nas crianças - embora os mais crescidos também se encantem. "Os adultos se divertem bastante, ainda mais com as referências que fazemos da educação francesa dela com a vida no interior", diz Miriam.


Além de O Abaporu, outras obras de Tarsila aparecem, como Sol Poente e Manacá. Outro recurso utilizado na peça é a projeção de animações, vestidos volumosos e grandes adereços, como chapéus - o que acaba chamando mais ainda a atenção da criança. "Ela não se contenta com coisas formais. Ela pede uma ampliação da visão. Não é à toa que ela sempre nos pergunta tudo o tempo todo", conta. E Vila Tarsila atende muito bem a essa curiosidade. Afinal, não é todo dia que se vê pinturas retratadas em peças de teatro, e trazer para as crianças um pouco do mundo da arte de maneira lúdica e divertida.

Vila Tarsila
Espaço Cultural Vivo - Teatro Vivo
Avenida Dr. Chucri Zaidan, 860, Morumbi
(11) 7420-1520
Dias: aos sábados e domingos, de 6 a 28 de agosto e 3 e 4 de setembro,
Horários: 16h aos sábados e 15h aos domingos
Entrada: gratuita

Atualizado em 6 Set 2011.