Guia da Semana

Vila Tarsila

A peça de teatro combina dança e música e conta a história da infância de Tarsila do Amaral - e o mais surpreendente: tudo voltado para os pequenos

Foto: Marco Lima


A pintora Tarsila do Amaral e suas obras viraram tema de um espetáculo de dança para crianças e adultos muito inusitado. A Vila Tarsila, que entra em cartaz no Teatro Vivo no dia 6 de agosto, traz coreografias, música e um pouco da magia do teatro para contar a história da pintora que inaugurou a arte moderna no Brasil.

A iniciativa de mostrar a arte para os pequenos veio da diretora Miriam Druwe, da Cia Druw de teatro. A peça mostra, em particular, a infância de Tarsila, vivida no interior de São Paulo, e como essa vida a influenciou nas suas obras. "Ela desenhava o que via nas suas viagens, como se fosse uma câmera fotográfica", conta Miriam.

Aliás, Tarsila, quando era menina, recebeu influências muito variadas. Sua educação formal foi toda à moda francesa - ela, inclusive, aprendeu a falar a língua de Voltaire ainda criança. Mas também a vida simples do interior a fascinava, e isso fica muito evidente nas suas obras. O Abaporu, sua obra-prima, é um exemplo dessa inspiração. "Tarsila acha que ele é uma assombração", diz. "E nós, enquanto companhia de dança, perguntamos 'o que será que ele está fazendo ali?' 'Como ele irá andar?'", explica.

Ele, aliás, é um dos "personagens" da peça, representado por um boneco articulado, em que os dançarinos manipulam seus grandes pés e mãos. O resultado? Um ser meio desengonçado, que interage com a peça e desperta a curiosidade nas crianças - embora os mais crescidos também se encantem. "Os adultos se divertem bastante, ainda mais com as referências que fazemos da educação francesa dela com a vida no interior", diz Miriam.


Além de O Abaporu, outras obras de Tarsila aparecem, como Sol Poente e Manacá. Outro recurso utilizado na peça é a projeção de animações, vestidos volumosos e grandes adereços, como chapéus - o que acaba chamando mais ainda a atenção da criança. "Ela não se contenta com coisas formais. Ela pede uma ampliação da visão. Não é à toa que ela sempre nos pergunta tudo o tempo todo", conta. E Vila Tarsila atende muito bem a essa curiosidade. Afinal, não é todo dia que se vê pinturas retratadas em peças de teatro, e trazer para as crianças um pouco do mundo da arte de maneira lúdica e divertida.

Vila Tarsila
Espaço Cultural Vivo - Teatro Vivo
Avenida Dr. Chucri Zaidan, 860, Morumbi
(11) 7420-1520
Dias: aos sábados e domingos, de 6 a 28 de agosto e 3 e 4 de setembro,
Horários: 16h aos sábados e 15h aos domingos
Entrada: gratuita

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte