Guia da Semana

Foto:Getty Images
Ao perceber que seu corpo se desenvolve em outro ritmo, a menina se sente isolada


Na puberdade, a menina começa a se transformar em mulher, seu corpo toma forma e se prepara para as responsabilidades da vida adulta. Mas, a infância está ficando mais curta.

Atualmente, explica o ginecologista Jorge Naufal, "A cada 50 anos, a idade da menarca (primeira menstruação) diminui em um ano. Na década de 1950, as meninas menstruavam por volta dos 13 ou 14 anos. Agora, é comum menstruarem por volta dos 11 ou 12". O pediatra Moises Chencinski completa, "A idade limite aceitável para o desenvolvimento puberal normal, atualmente, é de 9 anos nos meninos e 8 anos nas meninas. Alguns sinais puberais isolados podem aparecer entre os 6 e 8 anos de idade sem representar problemas, mas merecendo acompanhamento rigoroso".

Porém, há crianças de 5 anos que já começam a ganhar corpo e mostrar sinais de que a adolescência está chegando, então, pelo bem da pequena, é necessária a intervenção médica. Ainda não há estudos conclusivos sobre o que causa a antecipação da menarca e o caso divide a opinião de muitos especialistas, sexualização precoce, poluição, agrotóxicos e sobrepeso figuram na lista de principais suspeitos. A endocrinologista Ellen Paiva explica, "Parece que a puberdade ocorre a partir de um start cerebral, que passa a produzir os hormônios estimulantes do ovário. As possíveis causas desse start precoce seria uma maturação cerebral precoce, que vem ocorrendo por conta de estímulos visuais, sonoros e de uma maior sobrecarga de informação e de responsabilidades para essas garotas".

O tratamento deve ser iniciado antes da menarca chegar e, segundo a ginecologista Denise Coimbra, é indicado "se a estatura não está adequada, respeitando o padrão genético dos pais, ou se ela (a menarca) ocorrer muito precocemente, entre 5 e 9 anos". Para que seja prescrito, há um trabalho conjunto entre pediatra, ginecologista e endocrinologista, onde é analisada a idade óssea da criança - diferente da idade cronológica, esta mostra o grau de formação dos ossos e se ainda há oportunidade para crescimento.

Além de influenciar na estatura da criança, a menarca também muda o jeito como a pessoa se vê e como é vista pelos outros. Ao menstruar, o corpo ganha a silhueta de uma adolescente, com seios e curvas, para uma criança, esta situação pode gerar conflitos, é o que explica a endocrinologista, "do ponto de vista psicológico há uma certa expectativa em relação a essa menina pelo fato dela ter a aparência de uma pessoa mais velha do que ela realmente é. Espera-se o comportamento de uma moça, mas ela é apenas uma menina crescida".

Principalmente por estas razões, quando a menina vira mocinha muito cedo, é recomendado tratamento feito com um análogo ao GnRh, substância que age controlando os estímulos hormonais aos ovários.

A criança toma uma ampola a cada três meses e deve seguir por, no mínimo, um ano. Ao final desta etapa, o médico analisa o progresso do quadro e decide por continuar ou interromper o processo. Este tratamento pode ser seguido até os 14 anos da menina. Cada ampola custa cerca de R$ 1.250,00 ou seja, um investimento anual de R$ 5 mil. Além dos remédios, dieta balanceada e exercícios físicos também são recomendados como complemento.

A participação dos pais é muito importante, eles devem estar atentos às mudanças pelas quais passam seus filhos. Dr. Jorge recomenda que a primeira consulta com o ginecologista ocorra próxima aos 10 anos, então, o médico pode ver se está tudo certinho no desenvolvimento da menina e instruir filha e pais sobre o ritmo das mudanças que acontecem nesta etapa da vida.

Entenda melhor as mudanças no corpo das meninas

Começo da puberdade

Grande estirão (crescimento);
Mudança na transpiração axilar (quantidade e cheiro);
Aparecimento de penugem em axilas e região pubiana (pubarca);
Alteração de humor é um dos sinais sugestivos dessa fase;
Aparecimento de broto mamário (telarca) - muitas vezes de um lado só e com pouca dor.

Adolescência

Afinação e delineamento da cintura;
Distribuição de gordura para coxas e quadris;
Aparecimento de acne, especialmente na face, por causa da ação hormonal na pele;
Humor típico e característico dos adolescentes;
Modificações psicossociais - fazem aparecer o interesse pelo sexo oposto, fazendo a menina ter atitudes mais delicadas e sensuais.



Fontes:

Dra Denise Coimbra
Ginecologista

Dra. Ellen Simone Paiva
Endocrinologista
Citen - Centro Integrado de Terapia Nutricional

Dr. Jorge Naufal
Ginecologista
Clínica Neomater

Dr. Moises Chencinski
Pediatra, homeopata e colunista do Guia da Semana

Atualizado em 1 Dez 2011.