Guia da Semana

Visagismo: salvação do visual

O equilíbrio dos traços do rosto com a personalidade e o estilo de vida ajudam a criar um look único

Harmonizando traços, cabelos e acessórios
Foto: Stck.Xchng

Deixar de lado os padrões estéticos e ter sua beleza realçada com pequenos truques, sem precisar de plásticas ou tratamentos milionários. As revistas de moda e beleza não se cansam de trazer dicas para que você alcance este objetivo, afinal, este discurso não é novo. Mas você sabe qual é a técnica que pode te ajudar nesta empreitada? O visagismo.

Visagismo vem do francês visage, que significa rosto. O conceito, que surgiu na década de 30, trabalha a imagem pessoal de forma personalizada, valorizando as características de cada indivíduo. Tudo é levado em conta: a cor dos olhos, da pele, o formato do rosto, a postura, os gestos e assim, harmoniza a estética com traços da personalidade. A aplicação da técnica é feita em penteados, corte e coloração de cabelos, design de sobrancelha, dicas de maquiagem e uso de acessórios.

Olha como é fácil entender: cabelo comprido e liso - coisa de patricinha. Franjinha e cabelo preto - é da tribo dos emos. Cabelo bem curtinho e colorido (descolorido, ruivo, roxo) - é da turma dos alternativos. Você muda sua aparência para se enquadrar e ser reconhecido em uma determinada tribo, só que, às vezes, o que fica legal nas pessoas que curtem o mesmo som que você, não combina tão bem assim com o seu rosto. É isso que o visagista vai avaliar, através de testes específicos.

Foto: Stck.Xchng
Além de te dar um visual único, a técnica também ajuda a esconder e disfarçar imperfeições. A visagista Nilva Schrenert, do Centro de Beleza Badós X, dá dicas para os casos mais incômodos e comuns:

? Testa grande: as franjas são uma boa pedida. Se você não gostar muito, experimente, pelo menos, uma ralinha, com poucos fios.



? Pescoço curto: um corte bem moderno, com a nuca levantada e a parte da frente, próxima ao queixo, mais comprida. Aproveite que este corte está com tudo depois da mudança de visual da cantora Wanessa Camargo.

? Pescoço longo: O melhor é manter os cabelos compridos e degradê nas pontas, para disfarçar.

? Nariz grande: os fios devem estar repicados na parte de cima da cabeça, para desviar a atenção para o cabelo.

? Rosto comprido: Os fios devem ser repicados na parte de cima da cabeça para dar movimento e acentuar a beleza do rosto.

? Rosto redondo: fios longos afinam o rosto e, de preferência, repicados nas pontas para chamar atenção para os cabelos.

? Rosto quadrado: O cabelo deve ser mais curto e reto para destacar o rosto. Um chanel como o da atriz Beth Goulart fica elegante e arrumado.

Ninguém duvida que a imagem comunica muito mais do que as palavras. Quando alguém se olha no espelho, a reação é unicamente emocional. Quando você olha para o outro, consegue saber a mensagem que ele quer passar pela aparência. Ou seja, não é preciso ser profissional para entender estes códigos visuais.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte