Guia da Semana

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Saber ler e compreender o que se lê é a base para grande parte do nosso aprendizado. Para ser uma pessoa capaz de buscar o próprio conhecimento, a capacidade de leitura é o que o ser humano tem de mais importante. É o que o torna independente para aprender muitas coisas por si. E a Matemática não estaria fora deste contexto. Nós temos que "ler" Matemática também. E são dois tipos de leitura.

O primeiro tipo trata da leitura dos enunciados e dos problemas. Porém, a interpretação de textos é uma deficiência apresentada por grande parte dos alunos de nosso país, sejam os de ensino fundamental ou médio. E esta dificuldade se reflete no estudo da Matemática.

Muitas vezes percebemos uma leitura superficial por parte dos alunos, e esta leitura, sem a compreensão do problema, que é um tipo de texto, não permite que haja entendimento para a resolução correta do exercício. Considere, por exemplo, a seguinte "situação-problema":

Sete flores abriram ontem. Hoje, abriram nove. Em relação à ontem, quantas abriram a mais?

Como na pergunta consta a expressão "a mais", é muito comum que os alunos imediatamente somem os números, quando, na verdade, seria um exercício de subtração. Isto porque um texto pode ser escrito de diferentes maneiras, mas nem sempre a leitura é imediata. É preciso entendimento e raciocínio lógico.


Os problemas necessitam de um esforço intelectual maior, por exigirem a interpretação do que é pedido e a escolha da operação matemática que será utilizada. Também pode ser necessário escolher a ordem, caso haja mais de um cálculo a ser feito. Tudo isto desenvolve muito a capacidade de quem os compreende.

Só que muitos pais, ao verem as notas de seus filhos piorarem em Matemática, acabam acreditando que é um problema de conteúdo. E o que ajudaria estas crianças, neste caso, seria ampliar a sua capacidade de leitura.

Neste momento, o ideal é introduzir livros adequados à capacidade atual de leitura, focar na ampliação de vocabulário, na leitura em voz alta unindo corretamente os termos da oração, e não somente preocupar-se com a Matemática. Não é somente a habilidade de cálculo que é importante, mas também a leitura, que deve ser incentivada e melhorada.

Também nas escolas, os professores se preocupam com uma maior eficiência interdisciplinar, ou seja, trabalhar para que o estudo de uma disciplina esteja vinculado ao estudo de outra, ampliando o aprendizado dos alunos.

Porém, há mais um tipo de leitura em Matemática. A outra "capacidade de leitura" que o aluno precisa adquirir é a leitura dos símbolos e expressões matemáticas. Por exemplo, ao olhar o símbolo 1/3, é preciso pensar em palavras, "um terço" e ainda conhecer os símbolos que representam os conjuntos, os sinais e as expressões. São particularidades interessantes da Matemática!

Você sabe ler "x + 3x = 16"? Significa em palavras, "um número somado com seu triplo dá como resultado 16".

Isto são as chamadas notações matemáticas. Elas têm uma grafia própria e lógica, e podem ser entendidas da mesma maneira em todos os países do mundo, em todas as línguas. É uma linguagem universal, que também deve ser lida, mas pode se tornar um obstáculo para o aprendizado da Matemática.

Para que se saiba ler a Matemática, tanto a simbologia quanto o raciocínio na resolução dos problemas devem ser aprendidos com segurança. Infelizmente, o conteúdo da Matemática que não for assimilado vem a fazer falta no aprendizado do conteúdo seguinte, e as dificuldades na escola não param de aumentar.

Os problemas não representam algo ruim, muito pelo contrário. São capazes de desafiar o aluno e o motivar a pensar, fazendo com que levante hipóteses, investigue soluções e consiga uma maior interação com o conteúdo dado. Aí se dá a importância do incentivo ao hábito e o gosto pela leitura desde cedo, para que o aprendizado nas disciplinas de cálculos também siga tranquilo. Altas habilidades de leitura, cálculo e interpretação estão interligadas no caminho de sucesso das crianças.


Leia as colunas anteriores de Adriana Tomaz:

Tente outra vez

Prepare seu filho para se comunicar

A Matemática e a vida

Quem é a colunista: Adriana Pinheiro Tomaz.

O que faz: Responsável pela Orientação do Método Kumon.

Pecado gastronômico: comida japonesa.

Melhor lugar do mundo: o Brasil.

Fale com ela: [email protected].





Atualizado em 11 Fev 2014.