Guia da Semana

Você sabe o que é?

É algo que acontece sem perceber

Foto: Getty Images

Tem dias que a gente acorda indisposto, com vontade de fazer nada. Isso é normal, afinal nem todos os dias são iguais, e nem nós estamos felizes todos os dias. Mas se isso for repetitivo, algo pode estar errado e pode ser sério.

Falar em depressão é meio complicado. Nem todas as pessoas admitem que estão passando por isso; outras acham que é besteira ou falta do que fazer. Porém, essa doença é séria e atinge muito mais jovens do que a gente pensa. Ela pode surgir por vários motivos. Pode ser a morte de alguém muito querido, um trauma, um medo. E se não for tratada, pode aumentar a cada dia.
 
Na adolescência, fase tão complicada da vida, a nossa cabeça realmente fica a mil. As coisas acontecem muito rápido. É difícil aceitar que estamos deixando a infância para trás e que muitas responsabilidades estão a caminho. Ainda tem a pressão de escolher uma profissão. Será que ninguém pensa sobre como é difícil escolher isso aos 16 ou 17 anos? Nem sempre a nossa mente aguenta essa pressão. 

Eu já passei pelo problema da depressão. No começo, achei que estava apenas triste e sem ânimo. Mas essa sensação não passava, foi aí que percebi que algo estava errado comigo. Eu não tinha vontade de fazer nada, estava sempre triste sem motivo algum. Além de todos ao meu redor perceberam que eu estava diferente.

Após saber desse problema, comecei um tratamento com um médico analista. Foi uma experiência incrível! Além de eu ficar ótimo super rápido, eu aprendi muitas coisas que levarei por toda minha vida. Aprendi também a nunca mais deixar essa tristeza me atingir. Acredito que todos deveriam conversar com um médico desses. Tenho vários amigos que não têm depressão, mas procuram um psicólogo para conversar e desabafar.

Nem sempre estar triste é estar com depressão. Todo mundo fica triste, desanimado e chateado, afinal ninguém de ferro! Entretanto, se você acha que algo realmente não está legal com você, converse com seus pais e procure um médico. Pense que a adolescência tem de ser uma fase ótima e deve ser lembrada para sempre como uma das melhores de nossas vidas!

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: aquino.live@hotmail.com

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte