Museu Arqueológico ao Ar Livre Costão do Santinho


  • Créditos:

Endereço: Praia do Santinho, s/nº | Como chegar >
Telefone: (48) 3261-1000

  • Horário: Visita monitorada: segunda a domingo, 8h às 12h e 14h às 18h.
LOCALIZAÇÃO E ESTACIONAMENTO NA REGIÃO
Com mais de 60 mil visitas por ano, o Museu Arqueológico ao Ar Livre Costão do Santinho oferece uma amostra de inscrições rupestres gravadas nas rochas e oficinas líticas, realizadas entre um e quatro mil anos atrás.

A Praia do Santinho deve este nome a uma inscrição rupreste, cujo formato lembrava um pequeno santo. Pescadores costumavam fazer um culto simbólico a essa inscrição já desaparecida, acendendo velas e rezando para pedir proteção e farta pescaria. O caminho que forma o roteiro está sinalizado e calçado para oferecer mais comodidade ao visitante e parte do conjunto arqueológico foi protegido por uma estrutura de sombreamento.

Mais adiante, distribuídas num extenso costão de diabásio de difícil acesso, que se estende à esquerda, encontram-se quatro grupos de petróglifos, representando figuras antropomorfas, esquemas geométricos, painéis e sinalizações isoladas, em baixo-relevo. Também ocorrem vestígios das oficinas líticas, gravadas na cavidade das pedras, com dezenas de alisamentos onde, à beira mar, eram afiados os instrumentos das populações primitivas.

Comentários

Destaques do guia