Guia da Semana

Se a história da arte nos deixa maravilhados, algumas obras literárias sobre o assunto, focado nas artes plásticas, possuem o mesmo poder. Com um grande leque de assuntos, algumas obras destacam-se, seja pela abordagem, pela forma da escrita ou pela história que fez com o passar dos anos.

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 8 obras que você precisa ler. Confira:

ARTE COMO TERAPIA

Muito se discute sobre o que é a arte. Em meio a incontáveis definições e teorias, uma questão essencial acaba ficando em segundo plano, talvez por provocar algum constrangimento; para que ela serve? Para Alain de Botton e John Armstrong, essa pergunta nada tem de vergonhosa. Os dois defendem que a arte cumpre um propósito muito maior do que a transmissão de valores ou ideias - ela pode nos ajudar em nossos dilemas mais íntimos e cotidianos. Por que nosso emprego não nos satisfaz plenamente? Por que todo mundo parece ter uma vida mais interessante do que a nossa? Como podemos ter relacionamentos melhores? Por que a política é tão deprimente? 'Arte como terapia' sugere uma nova maneira de se interpretar a arte; ela tem qualidades terapêuticas e é capaz de oferecer soluções fascinantes para as angústias do dia a dia.

ARTE E PSICANÁLISE

Nascidas na mesma época, a psicanálise e a arte do século XX desde então se atraem, se distanciam e se esbarram, às vezes desastradamente. Esse livro analisa os fascinantes encontros e desencontros entre essas duas formas de manifestação e compreensão do homem.

ISSO É ARTE?

Dos nenúfares de Monet aos girassóis de Van Gogh, das latas de sopa de Andy Warhol ao tubarão em conserva de Damien Hirst, o editor de artes Will Gompertz conduz o leitor por uma viagem que transformará para sempre a maneira de ver a arte moderna. Com estilo envolvente - que mescla conhecimento do assunto, ótimo texto e um delicioso senso de humor -, o autor conta a história dos movimentos, dos artistas e das maravilhosas obras que não apenas mudaram a arte para sempre, mas ajudaram a criar e definir o mundo moderno. Repleto de episódios reveladores, que nos levam a passar uma manhã num café com Monet e os impressionistas, ou a acompanhar Marcel Duchamp comprando seu famoso mictório, 'Isso é arte?' dispensa qualquer discurso pretensioso sobre o assunto. Além de contextualizar os fatores sociopolíticos, tecnológicos e artísticos que levaram à fundação de cada movimento e estilo, Gompertz aponta os legados desses movimentos - como o humor surreal do Monty Python nunca teria existido sem Tristan Tzara abrindo caminho com os dadaístas, ou como Le Corbusier não poderia ter transformado a arquitetura sem o protocubismo de Paul Cézanne. A todos os que já olharam para uma cama desfeita ou um tubarão em conserva num museu e se perguntaram 'Isso é arte?', esse livro é leitura essencial. Gompertz não responde a pergunta, mas faz melhor - oferece as ferramentas para que o leitor mesmo decida.

HISTÓRIA DA ARTE

'A história da arte' é um livro que busca introduzir o leitor ao mundo da arte, apresentando desde as pinturas rupestres da pré-história até a arte experimental contemporânea. O desenvolvimento da pintura e da escultura é tratado tendo como pano de fundo os sucessivos estilos de arquitetura. No livro, o autor descreve seu objetivo como sendo o de trazer alguma ordem compreensível à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem as páginas. Usa a sua percepção da psicologia das artes visuais a fim de fazer o leitor ver a história da arte como uma tela contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro.

ARTES PLÁSTICAS E TRABALHO LIVRE

Em Artes plásticas e trabalho livre, Sérgio Ferro analisa a produção artística do Renascimento enquanto fruto da resistência à exploração do trabalho artesanal, a qual se intensifica no final da Idade Média quando os ateliês adotam progressivamente a mesma organização das manufaturas. Sob essa ótica - e considerando atentamente a materialidade do processo produtivo das obras de arte, visto também como modelo em escala da dinâmica social - o autor não se deixa seduzir pela condição aurática dessas obras, e concentra seu exame nas operações materiais do fazer e nos procedimentos adotados pelos artistas para se diferenciarem dos artesãos; o virtuosismo, a denegação do fazer, a sprezzatura e o non finito. Combinando de forma ímpar conhecimento intelectual e práxis artística, Sérgio Ferro revê neste livro os procedimentos estéticos empregados por Dürer, Leonardo, Tintoretto, Ticiano, Michelangelo, Caravaggio, El Greco, Velázquez e Rembrandt para conquistar um novo lugar para as artes plásticas, com consequências que se desdobram até hoje.

MANUAL PRÁTICO DO ARTISTA

Mais de 1000 fotografias ilustrando materiais, técnicas, projetos e exemplos de obras finalizadas. O texto procura descrever os métodos clássicos ou inovadores, equipamentos tradicionais ou alternativos, problemas e dificuldades e até mesmo técnicas de restauro e conservação.

PINTAR COMO OS GRANDES MESTRES

Este livro contém realidade aumentada, uma informação virtual de grande valor que oferece acesso ao conteúdo multimídia - vídeos que explicam em detalhes um processo específico; as obras originais, que você poderá imprimir para trabalhar sobre elas com maior comodidade; além de outros quadros para que você possa praticar todas as técnicas e todos os recursos utilizados pelos grandes mestres da pintura aqui expostos.

COR E FORMA NA ESCULTURA

O livro oferece uma leitura visual através das cores e formas da estética refinada de Bez Batti. A publicação revela e comenta a diversidade exuberante das cores dos basaltos do sul do Brasil e traz, no texto crítico de Antonio Fernando De Franceschi, abordagens inéditas que contextualizam a obra escultórica de Bez Batti no âmbito da arte internacional. As fotografias que integram a edição ressaltam as belas e inesperadas texturas da obra e suas cores, exibem também imagens do Rio das antas, do ateliê do escultor e seu entorno na serra gaúcha. Com capa dura e estojo protetor, o livro inclui acurada versão em inglês.

Atualizado em 22 Set 2016.