Guia da Semana

Muita gente usa as redes sociais para mandar indireta para alguém e, certamente, você já viu isso na sua timeline. Mas músicos fazem a coisa circular mais ainda e escrevem letras para mandar o recado. E olha que muitas dessas músicas fazem o maior sucesso.

+ 8 top artistas da música que escreveram livros infantis
+ Rivalidades na música que deram o que falar
+ 12 videoclipes mais caros da história

Tem alguns artistas que falam meio que na caruda e deixam claro pra quem estão mandando o recado, como é o caso de Elvis Costello, que sem pudores colocou o nome da Margaret Thatcher estampado em sua faixa “Tramp The Dirt Town”. E tem outros, que mesmo não escancarando o nome da pessoa de vez, deixa mais do que claro com quem está falando, como é o caso de Paul McCartney e John Lennon.

“Live Forever” – Oasis

Se você acompanha a carreira dos irmão Gallagher, sabe que eles adoram uma confusão e sempre querem ser os melhores. Noel não estava gostando nada da fama de Kurt Cobain e por isso decidiu cutuca-lo com a música “Live Forever”. Kurt passava por uma depressão e a dupla aproveitou para criticar o descontentamento de Kurt com a fama e fez uma letra sobre a alegria de viver. Sandra Annenberg diria: mas que deselegante, Noel!

“Tramp The Dirt Down” - Elvis Costello

Margaret Thatcher recebeu muitas críticas durante e depois de governar a Inglaterra e claro que músicos de diversos gêneros não iam deixar barato e usariam suas letras contra a primeira-ministra. Em sua faixa, Elvis Costello disse: “Quando a Inglaterra era a prostituta do mundo/Margaret era a sua senhora/E o futuro parecia tão brilhante e tão claro como o piche preto”. Tenso!

"Dude (Looks Like a Lady)" – Aerosmith

Dizem que uma vez Steven Tyler e Joe Perry foram em um bar e Tyler viu uma mulher que estava de costas mas mesmo assim achou ela linda e se apaixonou pela garota. Até aí normal. Mas na hora que ele cutucou a moça pra soltar o xaveco, virou o Vince Neil, vocalista do Motley Crue. Neil negou a história por anos mas em sua autobiografia admitiu o acontecido.

"Too Many People" - Paul McCartney

Depois que rolou a separação dos Beatles, a amizade entre John Lennon e Paul McCartney ficou mais que abalada. Isso ficou claro quando McCartney lançou o álbum “RAM”. Na faixa "Too Many People", Paul fez pequenas insinuações para Lennon e Yoko. Uma parte da música diz “Um bocado de gente violando hábitos e costumes/Não deixe que lhe digam o que você quer ser”.

"How Do You Sleep?" - John Lennon

Lennon ficou irritado com a provocação de Paul McCartney e não deixou barato. Logo compôs e lançou a música "How Do You Sleep?" e uma parte dizia o seguinte: “O Sgt. Peppers te pegou de surpresa/Você devia enxergar direito/Aqueles malucos estavam certos em dizer que você morreu/Seu único erro está na sua cabeça”. Pegou um pouco mais pesado, né?

“Chelsea Hotel #2” - Leonard Cohen

Cohen relembra uma paixão vivida com Janis Joplin. Na letra, ele não diz o nome da rockstar, mas em uma entrevista que o cantor deu em 1994, ele assume que não foi uma boa ideia ter lançando a faixa e disse que “foi uma imprudência pela qual eu sinto muito, muito mesmo. E se houver um jeito de me desculpar ao fantasma, gostaria de fazê-lo já, por ter cometido tamanha imprudência". Em uma das partes da música ele diz: “Lembro-me bem de você no Hotel Chelsea/Você estava falando tão corajosa e tão doce/Fazendo sexo oral para mim na cama desarrumada”. Mancada, né?

“Like a Rolling Stone” - Bob Dylan

Um dos maiores clássicos de Bob Dylan foi uma cutucada em Andy Warhol. Tanto que, no livro “Popism: The Warhol Sixties”, Warhol disse que seus amigos falavam direto pra ele que a música era mesmo um recadinho. A razão por trás disso tudo era a atriz e modelo Edie Sedgwick, que andava grudada com Andy e já havia namorado Dylan.

Especial Courtney Love :P

Dá até dó. Courtney Love já foi odiada por muita gente, mas nos últimos tempos a galera sente pena mesmo. Trent Reznor, Marilyn Manson, Scott Weiland (Stone Temple Pilots) e Gwen Stefani já mandaram recado para Love, mas o campeão das indiretas é Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, que em "I'll Stick Around", primeiro disco do Foo Fighters já soltou: "sou o único a ver sua loucura ensaiada?”

Por Juliana Andrade

Atualizado em 5 Jun 2014.