Guia da Semana

O Parque Estadual do Jaraguá fica localizado na região noroeste de São Paulo e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica dentro da capital. O local é conhecido principalmente pelo Pico do Jaraguá, que com seus 1.350 metros de altitude é considerado um dos pontos mais altos da cidade. A vista panorâmica de São Paulo, junto com trilhas, passeios e diversas atividades em meio à natureza, fazem do lugar um incrível destino de ecoturismo sem precisar sair da capital.

O Guia da Semana separou os principais atrativos do parque para se programar e não perder nada:


Trilha do Silêncio

A Trilha do Silêncio é um passeio imperdível para aqueles que não estão acostumados a caminhar e querem fazer um passeio mais tranquilo. Com cerca de 900 metros de extensão (ida e volta), ela passa por dentro da vegetação densa que abafa grande parte dos ruídos produzidos pelas rodovias que cercam o Parque - formando um silêncio incrível. Um diferencial dessa trilha é que ela é totalmente adaptada para aqueles que possuem dificuldades para andar ou utilizam cadeiras de rodas.

Trilha da Bica

Para quem quer uma caminhada um pouco mais longa, mas sem exageros, a Trilha da Bica é uma boa pedida. Ao todo, ela tem cerca de 1.5 km de extensão (ida e volta), ela conduz os visitantes para uma incrível bica formada por águas naturais. De dificuldade fácil, a trilha é indicada para idosos, adultos e crianças a partir de 8 anos.

Trilha do Pai Zé

A principal trilha do Parque Estadual do Jaraguá é a Trilha do Pai Zé e é indicada para aqueles que gostam de uma maior aventura - e esforço. Ela tem cerca de 3,6 km (ida e volta), percorridos em torno de 2 horas e meia. Todo esforço vale a pena já que o caminho leva ao Pico do Papagaio, local que fica a 1.200 metros de altitude, propiciando uma incrível visão. Com subidas íngremes em alguns pontos, a trilha passa por meio de árvores e muito verde, sendo uma experiência incrível para quem gosta de natureza.

Pico do Jaraguá

A estrela do parque também é um dos pontos mais concorridos para tirar fotos. O Pico do Jaraguá fica a cerca de 1.350 metros de altitude e é um dos melhores lugares para quem quer ver a cidade de São Paulo com uma incrível vista panorâmica. Para chegar até ela, é preciso percorrer a Trilha do Pai Zé, chegar até o Mirante Pico do Papagaio e subir algumas escadas. Não se preocupe: todo esforço vale a pena. Por lá, as pessoas costumam tirar muitas fotos da cidade vista de cima, ver de perto a antena da Bandeirantes e curtir uma vista única!

Outros atrativos

O Parque ainda oferece algumas áreas de recreação para as crianças, espaço para caminhada e cerca de 20 quiosques para fazer piquenique. As lanchonetes do local, no momento, não estão funcionando, sendo indicado levar lanches e água de casa. É importante ressaltar que a limpeza do local depende exclusivamente de seus visitantes, sendo sempre ideal levar saquinhos para recolher seu lixo.

Informações

Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Pirituba
Horário de Funcionamento: Segunda a Domingo das 7h ás 17h
Telefone: (11) 3943-5222
Entrada Gratuita

Por Juliana Sartori

Atualizado em 13 Out 2016.