Guia da Semana

Fortaleza é uma cidade com vida noturna agitada durante a semana inteira. Se de dia a melhor pedida é aproveitar as belíssimas praias locais (e também os jogos da Copa das Confederações), quando o sol se põe é a hora de partir para a festa.

O Guia da Semana sabe da abundância em opções na capital cearense, por isso selecionou nove bares e baladas para agradar aos mais variados gostos.

Pirata Bar


O Pirata Bar é o destino mais tradicional da noite de Fortaleza. Inaugurado em 1986, o local costuma receber um público variado, que mexe o esqueleto ao som do forró. No primeiro dia útil da semana, a casa realiza a festa Segunda-Feira Mais Louca do Mundo, batizada após uma matéria do jornal The New York Times sobre o evento.

Órbita Bar


Reduto roqueiro desde 1999, o Órbita Bar é o principal destino para quem quer descobrir o que está rolando na cena musical da cidade. O estabelecimento recebe atrações ao vivo de quinta a domingo, como bandas independentes, artistas consagrados, covers e tributos. Para animar a noite, prove os drinks especiais da casa, como o Mojito Caju e o Tapias Lemon.

Boteco Praia


O Boteco Praia possui um nome autoexplicativo: boteco, por possuir todas as características de um estabelecimento do tipo (petiscos típicos, cerveja gelada, ambiente descontraído e etc), e praia, por estar localizado na Avenida Beira Mar, um dos pontos turísticos de Fortaleza. Lá, os garçons costumam andar pelo recinto oferecendo petiscos. Se vir um deles, peça a Coxinha de Caranguejo.

Kukukaya


O Kukukaya é a mescla restaurante e balada que tem o Nordeste como inspiração. No cardápio, delícias da terra, como a patinha de caranguejo empanada. Na pista, grandes artistas tocam o melhor do forró pé de serra. Não deixe de experimentar a Caipirinha Kukukaya, preparada com mel, rapadura, cachaça e limão.

Barraca Biruta


Apesar de ser conhecido como “a casa do reggae”, o Biruta vai além: é a casa das grandes atrações nas praias de Fortaleza. Sem se prender a nenhum estilo musical específico, seu palco recebeu de Deep Purple a Skazi. É o lugar para quem deseja agito e boa música, sem tirar o pé da areia.

Chopp do Bixiga


Não faltam motivos para ir ao Chopp do Bixiga. O primeiro é a própria construção que abriga o bar, um casarão do início do século 20. A segunda é a proximidade ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um espaço de 33 mil m² que abriga museu, biblioteca e até planetário. Para encerrar, a casa é a criadora do chopp de vinho, bebida que se espalhou por todo o país.

Fiteiro da Praia


Localizado na Praia do Futuro, o Fiteiro da Praia é uma balada ampla, que recebe grandes atrações do sertanejo, forró, samba e pagode. Além de som de qualidade, a casa também possui um cardápio cheio de delícias, como o Camarão do Fiteiro, servido com queijo coalho crocante.

Boteco do Arlindo


O Boteco do Arlindo é um bar clássico, com 18 mesas, que fica lotado em pouco tempo. Quando enche, as cadeiras passam a ocupar as calçadas. Os sons que tomam o ambiente são o chorinho, o samba e a MPB, inclusive com apresentações ao vivo às terças e sábados. A cerveja gelada e os quitutes de primeira formaram uma clientela fiel.

Mucuripe Club


Assim como o vizinho Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Mucuripe Club também promove a diversidade. Neste caso, musical. Os ritmos da balada de quatro grandes áreas e um camarote variam entre MPB, rock, axé, samba, forró, reggae, hip-hop, blues e música eletrônica, entre outros.

Por Gustavo Mesa

Atualizado em 28 Mai 2013.