Guia da Semana



Como a maioria dos adolescentes, Talita tinha duas paixões: viajar e curtir um bar com os amigos. Assim, aos 18 anos, uniu o útil ao agradável e foi morar em Londres. Para se virar, foi trabalhar de garçonete. E lá foi ficando por cinco anos. Só que, ao invés de mudar de bico, fez do bar sua vida.

Conheceu grandes bartenders, como Dick Bradsell. Trabalhou no Hilton londrino, nos EUA e em dois cruzeiros pela Europa. "Acredito que esta paixão que tenho por misturas tem muito a ver pelo meu interesse por química desde pequena". Ao voltar, assumiu a bancada do Skye, do Hotel Unique. Depois, desenhou a carta de bebidas do Gabriel e voltou ao Unique como supervisora de bares.

A próxima empreitada será seu voo solo. Em fevereiro, inaugura o At Nine, um bar voltado para coquetéis, de Martinis estilosos a clássicos como Old Fashion e Negrone. "Quero tirar a caipirinha e congêneres como única opção de drink na cabeça das pessoas".

Para isso, ela investe em xaropes inusitados, como hibiscos, cardamomo e flor de laranjeira, acrescidos de 'coisinhas' que ela despista. "São temperos e especiarias como manjericão e alecrim que fazem toda a diferença. No combustível das misturas, vodcas como Absolut, à base de trigo, e Ketel One, de batata.

Destilado é coisa de macho? Mesmo fortes, são os coquetéis que ampliam as possibilidades dos destilados. No início da coquetelaria, os bartenders criavam misturas chamativas e extremamente doces para as mulheres. Só que de tão enjoativas, elas não bebiam. Hoje os drinques continuam coloridos, só que mais agradáveis. Até os homens gostam. E tem cada vez mais mulheres a pedir bebidas secas e fortes, sem frufru.

Martini é coisa de mulherzinha? Vale lembrar que o nome Martini na coquetelaria não é a bebida, e sim a taça em Y, criada por Jerry Thomas na metade do século XIX. Ele criou a taça e um drinque, chamado Martinez, que mantinha o mesmo sabor e temperatura ao longo da apreciação. O cinema popularizou o Dry Martini, muito apreciado por homens. Infelizmente, muitos hesitam em pedir outros drinques na taça, o que é uma grande bobeira, pois é uma taça muito charmosa.

Por que a azeitona? É indicado para quem gosta de sabores mais salgados em bebidas secas. Quem gosta de sabores mais cítricos, deve pedir o drinque com twist de limão.

Um drinque para cair na balada: Uma criação minha muito pedida pelos jovens é o Cucumber Martini, feito com suco de pepino, suco de limão siciliano, hortelã e vodca.

Um drinque para tomar a dois: O Apple Martini, drinque dos anos 1990 e que não sai de moda, com licor de maçã verde, suco de limão, vodca e gengibre.

Atualizado em 1 Dez 2011.